Vantagens de ser associado

Porque associar-se a Abem?
A Abem congrega docentes e estudantes de medicina, bem como escolas médicas de todo o Brasil, em torno do debate da educação e

do processo de formação médica orientada pelas demandas em saúde da população. Foi protagonista nos principais movimentos relacionados à educação médica em nosso país, com destaque ao Sinaes, na Cinaem e na reformulação das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de medicina. Por meio de suas Regionais, desenvolve ações locais, como reuniões e congressos, para a qualificação docente, engajamento discente e fortalecimento do vínculo entre as instituições de ensino.

Ao associar-se, VOCÊ ou sua INSTITUIÇÃO estará contribuindo para o fortalecimento desta associação histórica e assegurando sua legítima representação perante as resoluções e os encaminhamentos acerca da educação médica no Brasil. A fim de desenvolver suas atividades, a Abem necessita de recursos próprios, além daqueles que são obtidos por meio da elaboração e execução de projetos diversos com entidades parceiras. Assim, é importante estabelecer uma taxa, que será um investimento anual com retorno garantido.

A Abem procura construir parceria com os associados para gerar crescimento mútuo, qualificando e partilhando as expertises acumuladas de cada professor, estudante e instituição, com foco na qualidade dos cursos de graduação e de residência médica, caminho mais coerente para garantir a qualidade de vida de discentes e docentes.

Contamos com você!

Projetos e Benefícios para Associados da Abem

  1. O Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), organizado anualmente pela Abem em parceria com instituições associadas regionais, reúne docentes, discentes, escolas de todo o país, órgãos governamentais e internacionais para dialogar sobre a educação médica no Brasil e no mundo. É um espaço de compartilhamento de experiências no campo da educação, no qual são estabelecidas e fortalecidas parcerias interinstitucionais, com realização de oficinas, apresentação de trabalhos acadêmicos, projetos e palestras de âmbito científico.
  2. Avaliação seriada por meio do Teste de Progresso (TP): prova construída nos Consórcios Regionais a partir das instituições associadas, aplicada anualmente aos acadêmicos de medicina. O projeto prevê Oficina de Capacitação Docente para elaboração de questões, suporte na construção de consórcios para realização da prova e feedback ampliado (para aluno, docente e Instituição) após sua aplicação, a partir da análise dos resultados. Avaliação nacional com a participação dos consórcios e suas escolas com meta a ser alcançada.
  3. Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM): periódico científico que congrega publicações na área da educação médica em edições trimestrais e de acesso livre. O associado tem direito a desconto na taxa de submissão de artigos científicos à RBEM.
  4. Ser associado oferece a oportunidade de interação com instituições de ensino de todo o Brasil. Além disso, a Abem é membro da Federação Pan-Americana de Faculdades e Escolas de Medicina (Fepafem), o que abre caminhos para a integração além das fronteiras.
  5. Oportunidade de Avaliação Institucional das Escolas Médicas pela Comissão de Avaliação das Escolas de Saúde (Caes) e Sistema de Acreditação das Escolas Médicas (Saeme).
  6. Fortalecimento e compartilhamento de Rede de Serviços de Apoio com foco na qualidade de vida de docentes, residentes e discentes.
  7. Desenvolvimento de competência pedagógica de docentes e preceptores.
  8. Desenvolvimento da Rede de Centros de Simulação Clínica e oferta de curso para capacitação de multiplicadores.
  9. Oficinas para qualificação do internato médico.
  10. Desenvolvimento de preceptores na perspectiva de fortalecimento da integração ensino – serviço.

Conteúdos Relacionados

Conheça a ABEM

Notícias Recentes