A 1ª Conferência Livre de Educação Médica, realizada no 252º dia da gestão atual da Abem, foi um sucesso!
Com a presença do Conselho Diretor da Abem, reunimos educadores com experiência em Reitoria, na Presidência da Abem, em Diretorias, Secretarias e Conselhos de gestão pública, docentes, preceptores, médicos residentes e estudantes de medicina de todos os períodos da graduação.
No diálogo de abertura, a Secretária da SGTES, Isabela Cardoso, nos levou a refletir sobre a complexidade da prática democrática que exige a construção de convergências e a certeza de que o caminho precisa ser a qualidade da formação dos profissionais de saúde para defesa, garantia de sucesso e sustentabilidade do SUS.
O trabalho colaborativo nos grupos resultou na construção de 1 diretriz com ênfase na educação médica para cada eixo da 17ª CNS e 20 propostas de ação. Destacamos a necessidade de avaliação das DCNs para identificar impactos e desafios de implementação, a necessária revisão e qualificação dos critérios de avaliação dos cursos de medicina em funcionamento antes da autorização de novas vagas, a implementação de ações que garantam a avaliação progressiva de estudantes e residentes durante o ciclo formativo e a garantia de políticas públicas voltadas para inclusão e permanência de estudantes em situação de vulnerabilidade social.
Foram eleitos para representar a Abem na 17ª CNS, caso haja vagas, 3 Delegados, considerando a diversidade étnica, regional, de gênero e inserção no processo de educação e saúde.
Se você não participou, fique ligado e não deixe de conhecer os resultados: acesse aqui o relatório da 1ª Conferência Livre de Educação Médica.