CAES

O Programa Comissão de Avaliação de Escolas da Área da Saúde (Caes) com o Método da Roda consolidado está em busca de recursos financeiros que permitam deslocamentos inclusive ao Grupo Coordenador Nacional para interagir com as escolas.


O Método da Roda se realiza na sequência de três momentos: primeiro, de autoavaliação institucional por grupo de atores sociais da respectiva escola; segundo, de aproximação destes atores às evidências de mudanças identificadas com construção de indicadores quali-quanti para acompanhamento e ajustes nos processos de mudanças; e terceiro, de avaliação externa por professores preparados que em trabalho de campo visitam e interagem na escola como observadores participantes. Em avaliação investigativa, o método possibilita o diagnóstico institucional da escola e o acompanhamento das ações de avanços e retrocessos, diante da responsabilidade social assumida no contexto político, econômico e social onde se insere.


Esse trabalho tem origem em tese de doutorado (2002) que estuda as tendências de mudanças na formação médica no Brasil. Ao criar instrumento de avaliação investigativa usado pelo conjunto de atores institucionais do curso de graduação, o método confere à escola uma tipologia de tendência de mudanças e elenca evidências de mudanças. A tipologia parte de evidências de um modelo tradicional conservador para um modelo inovador e avançado no sentido das mudanças preconizadas nas políticas e Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação. O método, ao ter continuidade em projeto de pesquisa avaliativa da Abem, se abriu para as demais escolas da área da saúde (2006/2009) complementado pela avaliação externa. 


O método perpassa três concepções: a formativa, porque proporciona diagnóstico situacional da unidade; a processual, porque possibilita acompanhamento das mudanças preconizadas; e a emancipatória, ao reunir e envolver os atores institucionais no exercício da troca de olhares e percepções da realidade para tomar conta de si. O método desvenda amplo campo de estudos, além de abrir espaços de expansão e integração de políticas e projetos pedagógicos com visões complementares na formação de equipes para abordar a integralidade em saúde.


De autoria do Grupo Coordenador Nacional da Caes, formado pelas professoras Jadete Barbosa Lampert (UFSM), Nilce Maria da Silva Campos Costa (UFG), Rosana Alves (Ufes/Emescan) e Fabiana Aparecida da Silva (Unemat), será lançado pela Editora Appris o livro “Avaliação de cursos de graduação da área da saúde pelo Método da Roda: investigação avaliativa para tendências de mudanças”.

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