Teste de Progresso

O Teste de Progresso (TP), projeto de sucesso da Abem que muito tem contribuído para os processos de avaliação institucionais e dos discentes que o realizam ao longo dos últimos anos, já é realizado por mais de 100 escolas (mais de 30% das escolas médicas do país), reunidas em 12 consórcios regionais.

A Abem vem trabalhando para sua expansão e consolidação como uma estratégia de avaliação institucional e individual consistente, colocada à disposição da comunidade acadêmica e da comunidade em geral num momento em que a necessidade de avaliação se torna ainda mais relevante, diante da rápida expansão do número de vagas e de escolas médicas. A Abem, com esta e outras iniciativas, pretende contribuir com o aprimoramento da qualidade de cada uma das escolas médicas, novas e antigas, suas associadas, e oferecer à sociedade uma forma consistente e cientificamente aceita como adequada para este fim.

O TP ganhou novo impulso em 2019. O Conselho Diretor da Abem retomou o TP como um projeto institucional e reservou recursos próprios para financiar a sua expansão e consolidação, enquanto busca novas fontes de financiamento.
Durante o primeiro semestre, foram realizadas oficinas nas Regionais Sul I e Minas Gerais, além da Regional Centro-Oeste, que recebeu ainda representantes das regiões Norte e Sudeste. As Regionais Sul II e Nordeste têm oficinas previstas para o segundo semestre. Também, em fase de planejamento, encontram-se um manual do Teste de Progresso que visa a auxiliar tanto os consórcios já consolidados quanto a criação de novos consórcios e uma edição dos Cadernos Abem específica para o tema.

 
Uma oficina nacional foi realizada no início de primeiro semestre, na qual se encaminhou a realização de um levantamento das escolas participantes e definiu-se pelo indicativo de um TP Nacional para 2020 – ambas as consultas se encontram em andamento neste segundo semestre.


Coordenação: Profª Angélica Maria Bicudo / Prof. Sandro Schreiber de Oliveira

Conteúdos Relacionados

Conheça a ABEM

Notícias Recentes