Preceptoria

Para atender à ampliação dos programas de residência médica e dos cursos de graduação, a Abem realiza, desde 2012, ações sistematizadas de formação de preceptores e docentes para o pleno exercício de suas atribuições como educadores. 

A ênfase dos cursos organizados, validados e regularmente oferecidos pela Abem está no desenvolvimento de competências pedagógicas. O Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática de Preceptoria e Docência, na modalidade semipresencial, oferecido desde 2012, já certificou 1.184 profissionais em suas 46 edições, alcançando as cinco macrorregiões e com a participação de profissionais de todos os estados brasileiros. 

Em 2019, a diretoria da Abem recebeu a manifestação de interesse de quatro instituições de ensino para realização de cooperação técnico-científica para oferta do curso a seus colaboradores. Com o objetivo de garantir oferta ampliada de vagas e de centros formadores, apresentamos à Sgtes, no 1º trimestre de 2019, proposta de cooperação, ainda sob análise.
No ano de 2018, mantendo o compromisso da Abem de investir no desenvolvimento da educação médica e buscando ampliar a oferta de alternativas de formação profissional, foi validado o Curso de Competências em Docência Clínica e Preceptoria, na modalidade de Educação a Distância, com tutoria, certificação de 695 profissionais e desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Abem. 

Ainda em 2018, a Abem aceitou o convite para ampliar uma tradicional e potente parceria com a Fiocruz para investir no desenvolvimento de um curso de aperfeiçoamento para a prática da preceptoria nos processos de integração ensino-serviço e educação interprofissional, como forma de ampliar a celebração de Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) por meio da plataforma da UNA-SUS. Essa parceria encontra-se em andamento para garantir a oferta de curso na modalidade a distância, com mediação leve de tutores e objetivo de oferta de 2.500 vagas. Em breve divulgaremos em nosso site as informações relacionadas ao edital de seleção. A Abem tem participado com representação no Comitê Gestor ao lado da Fiocruz e da UNA-SUS, colaborando ainda nas definições relacionadas a proposta pedagógica, na indicação de autores para os micro cursos em elaboração e na supervisão pedagógica destes profissionais. 

Coordenação: Profª Denise Herdy Afonso

O Caderno de Ensinagem do Tutor do Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para Prática da Preceptoria e Docência é material indispensável para as equipes pedagógicas que participam da oferta desta atividade.

Organizada pela coordenação geral e pedagógica do Projeto Preceptoria – respectivamente professoras Denise Herdy Afonso e Lia Márcia Cruz da Silveira -, a publicação teve em sua validação a participação dos membros do NDE do curso. Seu objetivo principal é explicitar os referenciais teóricos que sustentam as escolhas e as práticas pedagógicas da formação, além de oportunizar aos tutores a coerência entre teoria e prática.

Por meio do Caderno de Ensinagem, os cursos oferecidos em todos as Regionais da Abem apresentam o mesmo DNA, em acordo com as concepções adotadas nacionalmente pelo Projeto Preceptoria.

Conteúdos Relacionados

Conheça a ABEM

Notícias Recentes