Preceptoria

Para atender à ampliação dos programas de residência médica e dos cursos de graduação, a Abem realiza, desde 2012, ações sistematizadas de desenvolvimento de preceptores e docentes para o pleno exercício de suas atribuições como educadores. 

A ênfase dos cursos organizados, validados e regularmente oferecidos pela Abem está no desenvolvimento de competências pedagógicas. O Curso de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática de Preceptoria e Docência, na modalidade semipresencial, oferecido desde 2012, já certificou 1.202 profissionais em suas 47 edições, alcançando as cinco macrorregiões e com a participação de profissionais de todos os estados brasileiros. 

Em 2019, a diretoria da Abem recebeu a manifestação de interesse de quatro instituições de ensino para realização de cooperação técnico-científica para oferta deste curso a seus colaboradores. Sem oportunidades atuais de financiamento público, definimos critérios para oferta desta modalidade de curso à escolas médicas ou instituições interessadas em investir no desenvolvimento de seus docentes e preceptores.

Seguem os critérios iniciais:

  • a instituição interessada na oferta do curso deve ser associada adimplente da Abem;
  • a solicitação de interesse deve ser encaminhada ao e-mail [email protected];
  • a solicitação deve conter o objetivo da oferta, população alvo estimada (nº de vagas pretendidas e categoria profissional – médicos, profissionais de saúde de distintas categorias), período de interesse;
  • a Coordenação Geral do curso enviará proposta, previamente aprovada pelo Conselho Diretor da Abem, com especificação dos professores do Núcleo Docente Estruturante do Projeto Preceptoria Abem que estarão envolvidos e os itens de custeio sob responsabilidade da Abem e da instituição solicitante;
  • aprovada a proposta, será necessária a assinatura de Termo de Cooperação de Ensino entre as instituições;
  • a certificação será de responsabilidade da Abem e da instituição interessada;
  • o ambiente virtual do curso será de responsabilidade da Abem.

No ano de 2018, mantendo o compromisso da Abem de investir no desenvolvimento da educação médica e buscando ampliar a oferta de alternativas de formação profissional, foi validado o Curso de Competências em Docência Clínica e Preceptoria, na modalidade de Educação a Distância com tutoria, certificação de 695 profissionais e desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Abem. 

Ainda em 2018, a Abem aceitou o convite para ampliar uma tradicional e potente parceria com a Fiocruz para investir no desenvolvimento de um curso de aperfeiçoamento para a prática da preceptoria nos processos de integração ensino-serviço e educação interprofissional, como forma de ampliar a celebração de Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) por meio da plataforma da UNA-SUS. Essa parceria encontra-se em andamento para garantir a oferta de curso na modalidade a distância, com mediação leve de tutores e objetivo de oferta de 2.500 vagas. Em breve divulgaremos em nosso site as informações relacionadas ao edital de seleção. A Abem tem participado com representação no Comitê Gestor ao lado da Fiocruz e da UNA-SUS, colaborando ainda nas definições relacionadas a proposta pedagógica, na indicação de autores para os micro cursos em elaboração e na supervisão pedagógica destes profissionais. 

Coordenação: Profª Denise Herdy Afonso

O Caderno de Ensinagem do Tutor do Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica para Prática da Preceptoria e Docência é material indispensável para as equipes pedagógicas que participam da oferta desta atividade.

Organizada pela coordenação geral e pedagógica do Projeto Preceptoria – respectivamente professoras Denise Herdy Afonso e Lia Márcia Cruz da Silveira -, a publicação teve em sua validação a participação dos membros do NDE do curso. Seu objetivo principal é explicitar os referenciais teóricos que sustentam as escolhas e as práticas pedagógicas da formação, além de oportunizar aos tutores a coerência entre teoria e prática.

Por meio do Caderno de Ensinagem, os cursos oferecidos em todos as Regionais da Abem apresentam o mesmo DNA, em acordo com as concepções adotadas nacionalmente pelo Projeto Preceptoria.

Conteúdos Relacionados

Conheça a ABEM

Notícias Recentes