Com ênfase nos modelos de ensino, concepções pedagógicas, problematização e consolidação do grupo de participantes, o primeiro encontro presencial da terceira turma do curso de Especialização em Competências Pedagógicas para a Preceptoria e Docência da Associação Brasileira de Educação Médica marcou o início de mais uma etapa importante na formação de profissionais comprometidos com a educação e a saúde no Brasil.
Durante a imersão, os/as participantes vivenciaram momentos de integração, troca de experiências e construção coletiva de saberes, com destaque para o aprofundamento das bases teórico-metodológicas que orientam a prática docente e preceptora nos diferentes contextos de formação em saúde. O encontro também foi um espaço para a problematização de situações reais, permitindo que os aprendizados fossem imediatamente aplicados à realidade dos serviços e instituições de ensino.
O curso é desenvolvido com ênfase na realidade e na aplicação prática do aprendizado, buscando fortalecer o papel dos profissionais na gestão das situações de ensino-aprendizagem em múltiplos cenários de prática. A valorização da interprofissionalidade é um dos eixos centrais da proposta, reconhecendo a importância do trabalho em equipe e da colaboração entre diferentes áreas na qualificação da rede de cuidados em saúde.
Elaborado pela Abem, o curso conta com um corpo docente composto por professores/as de diversas regionais, trazendo a riqueza da diversidade regional e de experiências de ensino no país. A especialização é inspirada na trajetória das 48 turmas de cursos de aperfeiçoamento oferecidas desde 2012 pela ABEM, que já certificaram mais de 1.200 profissionais em todo o Brasil.
A formação foi estruturada a partir de necessidades identificadas pelos Ministérios da Educação e da Saúde, com o propósito de desenvolver, ampliar e consolidar competências pedagógicas de docentes, preceptores/as, tutores/as e supervisores/as que atuam em cursos de graduação em Medicina e em programas de Residência Médica.
Com essa iniciativa, a Abem reafirma seu compromisso histórico com o fortalecimento das políticas públicas de educação e saúde, contribuindo para a formação de profissionais aptos a atender às necessidades da população brasileira, de forma ética, justa e socialmente comprometida.