57º Cobem: educação como perspectiva de transformação

Belém, no Pará, foi a sede da 57ª edição do Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), que reuniu 2.500 participantes nos dias 29 de setembro a 2 de outubro. A programação, composta por conferências, mesas-redondas e simpósios, entre outros, somou cerca de uma centena de atividades ao longo dos quatro dias de congresso. 

Mais de 150 palestrantes apresentaram conteúdos em cinco eixos temáticos: currículo e metodologias de ensino-aprendizagem; desenvolvimento de competências e avaliação de desempenho do estudante de medicina; integração ensino, serviço, gestão e comunidade; qualidade de vida na formação médica; e gestão acadêmica e avaliação de cursos e serviços.

site1

Nos trabalhos científicos, 90,6% dos apresentados receberam aprovação dos avaliadores on-line – foram apresentados 45 na modalidade de apresentação oral e 1.210 no formato de pôster. Destes últimos, 315 receberam destaque dos avaliadores.

Durante o Cobem foram realizadas reuniões das Regionais da Abem, incluindo encontro da nova Regional Nordeste II, composta pelos estados de Pernambuco, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Ceará e Piauí. Assim, a Regional Nordeste I fica formada pelos estados de Bahia, Sergipe e Alagoas.

Na Assembleia Geral da Abem, realizada paralelamente ao congresso, foram aprovados os locais de realização do Cobem em 2020 (Foz do Iguaçu) e em 2021 (Fortaleza). Também no encontro foi aprovado o novo estatuto da entidade (confira aqui). 

O Cobem foi ainda cenário da reunião dos editores e revisores da RBEM, com a presença de Abel Packer, diretor do Programa SciELO Fapesp.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >