63 anos de história desenvolvendo a educação médica brasileira

A história da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) começou em 21 de agosto de 1962, em Belo Horizonte. Um ano depois, em Recife, a entidade realizava sua primeira reunião ordinária, que deu origem ao Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem). Desde então, a Abem e seus congressos se tornaram referência, moldando o cenário da educação médica no Brasil e chegando, em 2025, ao seu 63º aniversário.

Com o passar dos anos a Abem expandiu sua atuação para além dos encontros anuais e as discussões, sempre com foco em temas relevantes e atuais, passaram a ser realizadas também em âmbito regional. Os Congressos Regionais se consolidaram como eventos essenciais, reunindo escolas, docentes e estudantes de diversas partes do país para debater sobre a formação médica crítica e reflexiva, além da saúde de todos os envolvidos. Em 2025, foram cinco congressos nas regionais Rio de Janeiro e Espírito Santo, Sul I (Rio Grande do Sul), Sul II (Paraná e Santa Catarina), Nordeste I (Bahia, Alagoas e Sergipe) e Norte (Amazonas, Pará, Rondônia, Acre, Roraima, Amapá, Tocantins.). Além destas, outras quatro regionais compõem o cenário nacional de atuação: Nordeste I (Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão), São Paulo, Centro Oeste (escolas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal e Goiás) e Minas Gerais.

O compromisso da Abem com a qualidade e a inovação se manifesta em uma série de projetos estratégicos. O programa 15 Minutos para a Educação Médica, por exemplo, utiliza o formato de vídeo e podcast para debater a educação. Já o Teste de Progresso avalia o aprendizado dos estudantes de forma contínua: em 2024 ele reuniu mais de 106 mil alunos de 220 escolas. Além disso, o Projeto Rever – Formação Médica para o Brasil se dedica a fortalecer políticas públicas com foco na responsabilidade social, realizando oficinas em todo o país para construir, de forma colaborativa, um olhar comprometido com os desafios sociais do século XXI.

O conhecimento e a pesquisa são pilares fundamentais da Abem e a Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) é a prova disso. Desde 1977, ela atua como um importante órgão de divulgação científica. No mês do 63º aniversário da Abem a revista lançou uma chamada para um suplemento especial dedicado à residência médica. Além disso, a Associação também investe na formação continuada de educadores, oferecendo atualmente duas especializações: Competências Pedagógicas para Preceptoria e Docência, que está com inscrições para terceira turma abertas, e a de Gestão da Escola Médica.

Para aprofundar as discussões em áreas específicas, a Abem conta com diversos grupos de trabalho (GTs): de Populações (In)visibilizadas e Diversidades, Saúde e Espiritualidade, Residência Médica e Formação por Competências e EPAs. Também no 63º aniversário da Abem veio o reconhecimento internacional, quando o trabalho do GT de Saúde e Espiritualidade foi tema de um artigo na prestigiada revista Academic Medicine, destacando a relevância do debate e as iniciativas para incluir o assunto no meio acadêmico.

Com uma atuação que se estende por nove regionais, a Abem reúne mais de 4 mil educadores, 5 mil estudantes e 550 residentes e pós-graduandos, congregando 80% das escolas médicas do Brasil, reforçando seu compromisso com a qualidade e com a responsabilidade social. Essa união de esforços busca posicionar a educação médica como uma aliada fundamental na busca por reduzir as desigualdades sociais que o país enfrenta.

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