O Projeto Rever realizou mais um importante momento de diálogo e construção coletiva no âmbito do Projeto Rever – Formação Médica para o Brasil. O encontro reuniu representantes de diversas instituições estratégicas para debater diretrizes, avaliação e caminhos para o fortalecimento da formação médica no país.
A programação iniciou com o diretor presidente da Abem, Sandro Schreiber de Oliveira, retomando o histórico de governança e os objetivos centrais do Projeto Rever. Também foram reconhecidas as contribuições de representantes da Abem, grupos de trabalho e instituições parceiras. A abertura também contou com representantes da Secretaria de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (SGTES), Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres), Secretaria de Educação Superior (Sesu), Conselho Nacional de Educação (CNE), Conselho Nacional de Saúde (CNS), Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira( INEP), Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (DENEM), Conselho Nacional de Secretarias municipais de Saúde (CONASEMS), Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), reforçando o caráter interinstitucional da iniciativa.
O encontro seguiu tratando do momento atual e próximos passos em relação às Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), com Elizabeth Guedes (CNE), Sandro Schreiber e Estevão Toffoli, diretor e vice diretor presidente da Abem, respectivamente.
Oscarina Ezequiel conduziu o momento que focou na avaliação da educação médica e Fernando Menezes trouxe aprendizados das experiências internacionais no Reino Unido e na Dinamarca, complementado por Eliana Amaral (Unicamp) pontuando sobre boas práticas em avaliação médica ao redor do mundo podem inspirar avanços no Brasil. A tarde contou ainda com SERES, INEP e SGTES apresentaram o estado da arte da avaliação da educação médica e as expectativas de contribuição do Projeto Rever.
O modelo de avaliação das escolas médicas foi retomado na programação, que se encerrou com Carlos André Lima Lopes (OPAS) apresentou reflexões sobre como o Rever pode contribuir para o desenvolvimento da educação médica na América Latina.