Diante dos vários desafios vivenciados durante a pandemia da Covid-19, a Regional Minas Gerais da Abem tem realizado, desde de 2020, encontros regulares denominados De Minas para Minas, como uma proposta de “um dedo de prosa” sobre educação médica. Os últimos dois encontros, realizamos em março e abril deste ano, tiveram como tema o Teste de Progresso Nacional e a curricularização da extensão.
O primeiro encontro teve a participação da professora Elisabeth Campos Andrade, docente da UFJF e coordenadora do primeiro consórcio do Teste do Progresso em Minas Gerais (TEPMINAS I) e da discente Diana Marques Gazola, representando a Direção Executiva Nacional dos Estudantes de Medicina (Denem). Foram apresentados os resultados preliminares do Teste de Progresso Nacional, realizado em 2021, que contou com a presença de quase 50 mil estudantes e a participação de 130 escolas brasileiras. Na ocasião, os participantes ressaltaram a importância da realização de avaliação longitudinal que, mesmo tendo limitações, operacionaliza avaliação institucional e do estudante no contexto da educação médica regional ou nacional, sem promover ranqueamentos.
Na segunda atividade foram debatidos os desafios e potencialidades para a curriculação da extensão, com a presença das docentes Jacqueline Caramori (Unesp Botucatu) e Sumaya Cecílio (FCMMG), ambas com função de coordenação da curricularização da extensão nos cursos de medicina de suas instituições, e da discente Bruna Bau (UIT). No encontro, foi apontada a necessidade de pensar em estratégias freirianas para as ações, a fim de promoverem a responsabilidade social das instituições, bem como os princípios extensionistas. Também foram apresentadas algumas estratégias de curricularização, como a construção de módulos temáticas por semestre/ano do curso.
Para acompanhar os debates, fique atento/a às redes sociais da Abem – o evento ocorre normalmente às segundas segundas-feiras de cada mês.