Abem participa de reunião do Fentas que trata de financiamento da saúde

Nesta semana, no dia 7 de outubro, a Abem esteve presente , através da associada Odete Torres, na plenária do Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadoras(es) na Área de Saúde (Fentas), na terça-feira, que contou com análise de conjuntura de Antônio Carlos Rosa de Oliveira Junior, assessor técnico do Conselho Nacional de Secretários de Saúde e apresentou os resultados do estudo “Financiamento da Saúde no Brasil”, em que foca no subfinanciamento crônico na saúde no Brasil.

O diagnóstico do livro traz que há uma acentuada concentração de arrecadação de recursos financeiros na União, ocasionando desequilíbrio da distribuição dos recursos para a saúde. Por outro lado, os estados e municípios ficam com a maior parte da responsabilidade pela execução e prestação dos serviços de saúde à população, assumindo papel central no financiamento do SUS, embora enfrentem grande desigualdade fiscal e dependência de transferências intergovernamentais.

A conclusão final do estudo evidencia que o financiamento da saúde no país continua marcado por desequilíbrios federativos, subfinanciamento crônico e limitações estruturais.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes