Anais do Congresso Brasileiro de Educação Médica

REGRAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

1. DO EVENTO

1.1. As regras a seguir dizem respeito à submissão de trabalhos científicos para o 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica, que ocorrerá nos dias 12/10/2020 a 18/10/2020.

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes do curso de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção científica, relatos de experiência, revisões bibliográficas, pesquisas quantitativas e/ou pesquisas qualitativas.

2. DOS TRABALHOS

2.1. Cada trabalho somente poderá ser inscrito uma única vez no Congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que autores ou instituições envolvidas sejam diferentes.

2.2. Os trabalhos deverão ser compostos por, no máximo, 05 (cinco) autores, sendo um deles obrigatoriamente o orientador/coordenador. Não há número máximo de envio de resumos por autor ou coautor.

2.3. Os resumos deverão ser submetidos on-line, por meio do painel do congressista: https://admin.abem-nacional.com.br/evento/58-cobem até a data limite de 16/08/2020.

2.4. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos.

2.5. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 2.3.

2.6. A apresentação durante o Cobem dos trabalhos selecionados será condicionada ao pagamento da taxa de inscrição por ao menos um dos autores até o dia 17/09/2020.

2.7. Os trabalhos selecionados e aprovados pela comissão científica deverão ser apresentados na modalidade indicada no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL ou PÔSTER.

2.8. Os resumos deverão versar sobre os temas listados no TEMÁRIO (ver item 2.10) e conter os seguintes tópicos, considerados obrigatórios:

trabalho científico: 1. introdução; 2. objetivos; 3. métodos; 4. resultados/discussão; 5. conclusões.
relato de experiência/ação extensionista: 1. introdução; 2. objetivos; 3. relato de experiência ou da ação; 4. reflexão sobre a experiência; 5. conclusões ou recomendações.

2.9. Documentos obrigatórios que devem ser anexados nos campos correspondentes no momento da submissão do resumo:

– trabalho científico: parecer de aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP); todos os trabalhos devem ter sido aprovados pelo CEP;
– trabalho científico (revisão bibliográfica): trabalho científico (revisão bibliográfica): para os trabalhos científicos que se enquadrem como Revisão Bibliográfica, deve ser redigida uma carta explicando o caráter do trabalho (revisão bibliográfica); esta carta deverá ser anexada ao formulário de envio no sistema no mesmo campo em que outros trabalhos farão o envio da CEP;
– relato de experiência e ação extensionista: declaração de anuência da instituição onde a experiência ou ação extensionista foi desenvolvida, podendo este documento ser emitido por alguma das instâncias responsáveis (direção da escola, coordenação do curso, chefia do departamento, coordenação do projeto, coordenação de disciplina – clique aqui para baixar um modelo de Declaração de Anuência).

2.10. Eixos e temáticas para a educação médica:
EIXOS:
– Currículo/PPP
– Avaliação
– Desenvolvimento docente
– Desenvolvimento discente

TEMÁTICAS:
– Papel da escola médica (responsabilidade social – acesso/permanência – gestão)
– Literácia digital/ensino híbrido
– Bem-estar na escola médica
– Enfrentamento às iniquidades sociais
– Papel da extensão e da pesquisa universitária
– Políticas públicas (educação e saúde/SUS)
– Diversidade na escola médica

2.11. Normas para o envio dos RESUMOS:
O resumo não deve ultrapassar o limite de 3.500 caracteres, contando com espaços entre as palavras. Não deverá conter figuras e tabelas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, inglesa ou espanhola.
O título não deve ultrapassar 150 caracteres, contando com espaços entre as palavras, nem utilizar siglas e abreviações, sendo a primeira letra de cada palavra maiúscula, exceção feita às citações de espécies que devem seguir a regra taxonômica.
O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.
Importante:
– Estas orientações devem ser seguidas com o máximo rigor. Qualquer inobservância às normas acima acarretará a reprovação do resumo enviado.

2.12. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, DEVEM ser aprovadas por um Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com a Resolução 466/2012, 580/2018, Carta Circular no 166/2018, CONEP, e complementares do Conselho Nacional de Saúde, MS. Esta aprovação deve ser declarada no item Métodos e anexado o Parecer de Aprovação.

2.13 O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente por extenso no texto do resumo.

2.14. Caso necessário, gênero e espécie de seres vivos deverão ser grafados conforme normas internacionais.

2.15. Não será permitida a utilização de ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.) no resumo.

2.16. Os trabalhos aprovados NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão Científica do Congresso e, se forem publicados, serão mantidos na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação.

2.17. Trabalhos inscritos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com as regras aqui apresentadas serão desclassificados.

2.18. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou a reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, na mesma seção que o usuário acessou para submeter o resumo.

2.19. Em breve estarão disponíveis neste site as orientações para apresentação dos trabalhos aprovados, considerando os recursos digitais disponíveis no ambiente virtual do evento.

3. DO CRONOGRAMA

– 13/07/2020: início do prazo de submissão dos resumos;
– 16/08/2020: fim do prazo de submissão dos resumos;
– 04/09/2020: prazo final para divulgação dos trabalhos aprovados;
– 17/09/2020: data limite para pagamento da taxa de inscrição por ao menos um dos autores;
– 30/09/2020: prazo final para envio do material final;
– 12 a 18/10/2020: apresentação dos trabalhos no evento.

4. DA FORMA DE AVALIAÇÃO

4.1. Serão desclassificados os trabalhos que não obedecerem às normas gramaticais, não estiverem dentro dos padrões de metodologia científica ou não seguirem às regras aqui apresentadas.

4.2. Todos os resumos qualificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão Científica do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica sem menção a autores ou a instituições relacionadas.

4.3. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.4. Em caso de empate, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

4.4. A Comissão Científica do 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica será responsável pela avaliação dos trabalhos, de acordo com os seguintes critérios:
– relevância do tema;
– qualidade e coerência do texto;
– inovação e contribuição para o avanço no campo da educação médica;
– adequação da análise e discussão.

4.5. Os trabalhos selecionados serão divulgados no painel do congressista até o dia 04/09/2020.

4.6. Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados no 58º Congresso Brasileiro de Educação Médica e pelos respectivos apresentadores indicados no momento da inscrição, em dia e horário a ser definido pela Comissão Organizadora.

4.7. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão Científica, segundo os critérios abaixo:

– clareza e articulação dos itens do trabalho (tema/objetivos/resultados/ conclusões);
– relevância científica do trabalho para a educação médica;
– clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;
– respondeu adequadamente a arguição da comissão julgadora.

4.8. O julgamento será realizado em formulário padronizado e elaborado pela Comissão Científica, com escore para cada um dos itens de avaliação.

4.9. A nota final (NF) do trabalho corresponderá à nota atribuída pelos avaliadores ad hoc da Comissão Científica, fazendo-se a média aritmética das notas dos avaliadores durante as apresentações e as notas emitidas nas avaliações dos resumos on-line.

4.10. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação (NA). Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: originalidade; relevância social do trabalho; relevância científica do trabalho; emprego da metodologia na elaboração do resumo.

4.11. Informações complementares em relação a apresentação dos trabalhos estarão disponíveis em breve aqui neste site.

5. DAS PREMIAÇÕES

5.1 Receberão os reconhecimentos por menção honrosa os 3 (três) melhores trabalhos de cada categoria.

5.2 Pelo menos um dos autores deverá estar presente para não desqualificar a premiação.

6. DOS CERTIFICADOS

6.1. Serão fornecidos certificados na qualidade de apresentação do pôster ou apresentação oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação.

6.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema no prazo máximo de 1 (um) mês após o evento.

7. DISPOSIÇÕES FINAIS

7.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão e/ou publicação dos trabalhos no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

7.2. Os autores e orientadores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito, são verdadeiras, próprias e originais.

7.3. As Comissões Organizadora e Científica são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos ou manifestações de qualquer espécie neste Congresso.

7.4. Ao enviar o trabalho para seleção, os autores e orientadores autorizam as Comissões Organizadora e Científica a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

7.5. A inclusão de qualquer trabalho, desde que cumprindo as condições aqui apresentadas, já caracteriza a aceitação irrestrita a todas as regras aqui previstas.

7.6. Os casos aqui omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.

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