Anais do Congresso Brasileiro de Educação Médica

 

NORMAS PARA SUBMISSÃO DOS TRABALHOS ACADÊMICOS

DO EVENTO

1.1. As regras a seguir dizem respeito a submissão e avaliação de resumos e apresentação e avaliação de trabalhos científicos aprovados para o 59º Congresso Brasileiro de Educação Médica (COBEM), que ocorrerá de 18 a 22 de setembro de 2021 no formato on-line.

 

1.2. A apresentação de trabalhos no evento é uma oportunidade para docentes e discentes de Medicina e de outros cursos da área da saúde compartilharem com a sociedade sua produção acadêmica.

 

1.3. O 59º COBEM tem como tema central “Educação Médica transformadora: revisitando o passado, vivendo o presente e esperançando o futuro” e seguirá os seguintes eixos temáticos, todos voltados à educação médica:

• Eixo I – Paulo Freire e a escola médica brasileira

• Eixo II – Formação social, política e cidadã na medicina brasileira

• Eixo III – Releitura curricular em tempos de pandemia

• Eixo IV – Avaliação no processo de ensinar e aprender

• Eixo V – Cuidado como ato pedagógico e coletivo

 

Para mais informações sobre a ênfase de cada eixo com objetivo de correlacionar o resumo a ser enviado, consultar as informações em Eixos/Temário.

 

DO CRONOGRAMA

Os prazos se encerram às 23:59 de cada dia, horário de Brasília (DF).

• 19/05/2021: Início do prazo de submissão dos resumos.

• 12/07/2021: Fim do prazo de submissão dos resumos.

• 16/08/2021: Divulgação dos trabalhos aprovados.

• 29/08/2021: Data-limite para pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores e prazo final para envio do material de apresentação.

• 03/09/2021: Divulgação do local, data e horário de apresentação ou exposição dos trabalhos.

• 18 a 22/09/2021: Apresentação/Exposição dos trabalhos no evento.

 

DOS RESUMOS

3.1. Cada resumo poderá ser inscrito uma única vez no congresso, independentemente da categoria escolhida ou ainda que os autores ou as instituições envolvidas sejam diferentes. A identificação pelo sistema de avaliação do não cumprimento desta regra desclassificará os resumos repetidos.

 

3.2. Os resumos deverão ser assinados por, no máximo, seis autores. Não há número máximo de envio de resumos por autor.

 

3.3. Os resumos deverão versar necessariamente sobre educação médica, considerando os eixos temáticos listados no temário (ver item 1.3). Resumos relacionados exclusivamente à prática clínico assistencial serão desclassificados. Os resumos devem conter os seguintes tópicos obrigatórios, de acordo com as modalidades aceitas:

• Trabalho Científico (incluem estudos com metodologia qualitativa e/ou quantitativa, revisões de literatura e estudos de caso): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Métodos; 4. Resultados/discussão; 5. Conclusões.

• Relato de Experiência (incluem experiências educacionais, de integração ensino-serviço, gestão de ensino e ações extensionistas): 1. Introdução; 2. Objetivos; 3. Relato de Experiência; 4. Reflexão sobre a experiência; 5. Conclusões ou Recomendações.

 

3.4. O resumo deve ter no máximo 3.500 caracteres considerando espaços. Não são contabilizados os caracteres do título e das palavras-chave. Não devem ser inseridas ilustrações (gráfico, tabela, quadro etc.), nem referências bibliográficas. O texto deve ser escrito de forma clara e concisa, utilizando construções lógicas e objetivas da norma culta da língua portuguesa, espanhola ou inglesa.

• O título deve limitar-se a 150 caracteres (incluindo espaços) e não utilizar siglas nem abreviações.

• O resumo deverá conter de três a cinco palavras-chave, de acordo com os Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) da Biblioteca Virtual em Saúde (www.bvs.br), inseridas no campo denominado “Palavras-chave”.

• Os nomes dos tópicos já estão inseridos no sistema de submissão e não deverão ser repetidos no preenchimento dos campos.

• O uso de abreviaturas será restrito àquelas já identificadas anteriormente, por extenso, no texto do resumo.

• Para assegurar a integridade da avaliação às cegas, o corpo do resumo NÃO deve conter informações sobre os autores e as instituições envolvidas na produção acadêmica. A identificação de autoria ou instituição será motivo para desclassificação do resumo.

 

3.5. Todas as orientações apresentadas no item 3.4 devem ser seguidas com rigor, para evitar a desclassificação do resumo.

 

3.6. Pesquisas com seres humanos ou animais, nas quais estão incluídos relatos de caso, devem ser aprovadas por Comitê de Ética em Pesquisa, de acordo com Resolução do MS/CONEP nº 466/2012, Resolução CNS 580/2018 e Carta Circular do MS nº 166/2018. Esta exigência faz parte do Termo de Responsabilidade a ser firmado pelo autor na submissão do trabalho. A Resolução do CNS nº 510/2016 dispõe sobre as normas aplicáveis a pesquisas em Ciências Humanas e Sociais e esclarece em seu art. 1º aquelas que não serão registradas nem avaliadas pelo sistema CEP/CONEP.

 

3.7. Os autores devem dar atenção a redação, revisão e adequação do texto. Os resumos aprovados e apresentados no evento serão publicados nos anais do congresso e NÃO serão corrigidos ou revistos pela Comissão de Trabalhos Científicos do congresso. É de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação durante o prazo de submissão, pois não será possível fazer correções posteriores.

 

DA SUBMISSÃO E AVALIAÇÃO DOS RESUMOS

4.1. Os resumos deverão ser submetidos por meio eletrônico pelo Painel do Congressista (Clique Aqui) até a data limite de 12/07/2021.

 

4.2. Para o envio do resumo, após realizar o login no painel do congressista, o usuário deverá acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos. TODOS os autores precisam estar previamente cadastrados no evento 59º COBEM para poderem ser inseridos como autores de um trabalho. Não há necessidade de pagamento de inscrição para cadastramento de autores e submissão dos resumos.

 

4.3. Em hipótese alguma serão aceitos resumos enviados por e-mail, correspondência, fax ou qualquer outro meio de comunicação que não o estabelecido pelo item 4.1.

 

4.4. Resumos submetidos sem corpo do texto, incompletos ou em desacordo com estas normas serão REPROVADOS. Uma vez submetido o resumo, o autor responsável pela submissão terá até 12/07/2021 para realizar modificações, incluindo a exclusão ou complementação de autoria.

 

4.5. Todos os resumos submetidos e não desclassificados serão avaliados e selecionados exclusivamente pela Comissão de Trabalhos Científicos do 59º COBEM. Os avaliadores não terão acesso às informações sobre autores ou instituições relacionadas.

 

4.6. Cada resumo será analisado por dois avaliadores, que emitirão notas segundo os critérios descritos no item 4.7. Em caso de discordância entre os avaliadores sobre o aceite do resumo, o resumo será enviado a um terceiro avaliador, sendo considerada, para fins de decisão final, a avaliação da maioria dos avaliadores.

 

4.7. A avaliação dos resumos será realizada de acordo com os seguintes critérios:

• Pertinência: resumo adequado à temática central do congresso e ao eixo escolhido para submissão;

• Integridade: resumo inclui os critérios e padrões obrigatórios da modalidade escolhida;

• Qualidade e coerência: resumo apresenta o conteúdo com clareza, metodologia adequada ao alcance dos objetivos, relato de experiência alinhado com os objetivos e integração entre os tópicos da modalidade escolhida;

• Análise e discussão: resumo apresenta reflexões, conclusões e/ou recomendações explícitas e relacionadas ao objeto de estudo/interesse;

• Relevância: resumo apresenta contribuição para desenvolvimento da educação médica, aplicação em outros contextos/instituições e/ou inovação nas práticas educacionais.

 

4.8. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado no painel do congressista até o dia 16/08/2021.

 

4.9. Não serão enviados e-mails aos autores informando a aprovação ou reprovação dos trabalhos. A consulta deverá ser realizada pelo painel do congressista, no mesmo menu que o usuário acessou para submeter o resumo: Trabalhos -> Trabalhos Enviados.

 

4.10. Os trabalhos selecionados e aprovados deverão ser apresentados no formato/template indicado pela Comissão de Trabalhos Científicos no painel do congressista: APRESENTAÇÃO ORAL, PÔSTER COMENTADO ou PÔSTER.

 

4.11. Serão selecionados para apresentação na modalidade Pôster Comentado os trabalhos aprovados como Pôster que tiverem obtido as melhores notas na avaliação dos resumos.

 

4.12. Serão selecionados para apresentação na modalidade Apresentação Oral os trabalhos indicados pelos avaliadores para este formato.

 

4.13. O quantitativo de trabalhos selecionados para apresentação será definido considerando a disponibilidade de salas do evento.

 

DA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

5.1 Os trabalhos aprovados como Pôster ficarão expostos na plataforma virtual do 59º COBEM durante todo o evento. Não haverá apresentação oral em sala para os trabalhos na modalidade Pôster.

 

5.2. Os trabalhos aprovados nas modalidades Pôster Comentado e Apresentação Oral ficarão expostos na plataforma virtual durante todo o evento e serão apresentados no 59º COBEM em local, dia e horário a serem definidos pela Comissão Organizadora.

 

5.3. A exposição ou apresentação dos trabalhos aprovados durante o congresso será condicionada ao envio do material de apresentação e ao pagamento da taxa de inscrição de ao menos um dos autores até o dia 29/08/2021.

 

5.4. Os materiais de apresentação dos trabalhos do 59º COBEM deverão obedecer aos padrões visuais e de estrutura definidos pela Comissão Organizadora e disponibilizados no momento da divulgação dos resultados. O envio de trabalhos em outro formato acarretará sua desclassificação.

 

PÔSTERES:

• Os pôsteres devem ter 1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura e serem autoexplicativos, contendo fotos, gráficos, figuras e tabelas se necessário. O formato de salvamento do arquivo final (Pôster) deverá obrigatoriamente ser .jpge

• Clique aqui para realizar o download do arquivo .zip contendo os templates para Relato de Experiência e Trabalho científico no formato pôster.

• As peças devem seguir os padrões de fonte e corpo de letra dos templates disponibilizados.

 

APRESENTAÇÕES ORAIS:

• Confira o tutorial de como fazer a criação de conta e upload do vídeo no Vimeo: https://vimeo.com/454806834

• Os vídeos devem ter no máximo 5 minutos de duração; A gravação deverá ser feita na horizontal e em Full HD (1920 pixels de largura por 1080 pixels de altura). A estrutura do vídeo é livre em termos de local, apresentação e uso de outros recursos, como slides.

• Antes de enviar o material, revise a produção para adequar, se necessário, som, imagem, iluminação e tempo total. Confira aqui 7 dicas para gravar seu vídeo em casa: https://vimeo.com/454927674

• É obrigatório, dentro da plataforma Vimeo, deixar o vídeo como “público”.

 

5.5. O título deverá ser o mesmo do resumo e colocado em destaque. Deverão necessariamente constar no material final: o nome dos autores; laboratório/departamento e instituição (afiliação); e, no caso de suporte financeiro, deve ser incluído o logotipo da agência de fomento. A inserção de referências bibliográficas é opcional.

 

5.6. O material final (pôster ou apresentação oral) deverá ser estruturado seguindo as regras descritas acima e as orientações dos tutoriais. O envio do arquivo do pôster (arquivo .jpg) ou do link do vídeo da plataforma Vimeo deverá ser realizado exclusivamente por meio do painel do congressista até o dia 29/08/2021.

 

5.7. É obrigatória a presença de um dos autores no dia definido para a exibição da Apresentação Oral e para a apresentação do Pôster Comentado para esclarecimento de eventuais dúvidas da Comissão Julgadora e/ou do público em geral. A responsabilidade de compartilhamento do material a ser exibido na apresentação é do(s) autor(es) do trabalho.

 

5.8. O tempo máximo para Apresentação Oral e Pôster Comentado será de 5 minutos, com 3 minutos de acréscimo para esclarecimento de dúvidas. O cumprimento deste requisito será considerado na avaliação do trabalho.

 

5.9. O julgamento da apresentação é de inteira responsabilidade da Comissão de Trabalhos Científicos, segundo os critérios a seguir:

• Relevância científica do trabalho para a educação médica;

• Clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição;

• Resposta adequada à arguição da comissão julgadora;

• Clareza e articulação dos itens do trabalho.

 

5.10. A nota final do trabalho corresponderá à média aritmética da nota atribuída pelos avaliadores do resumo e avaliadores das apresentações orais, quando pertinente.

 

5.11. Em casos de empate, prevalecerá o trabalho com maior nota pela apresentação. Permanecendo o empate, prevalecerão como critérios, nesta ordem: relevância científica do trabalho para a educação médica, clareza, objetividade e transmissão de conteúdo na exposição; resposta adequada à arguição da comissão julgadora e clareza e articulação dos itens do trabalho.

 

DAS PREMIAÇÕES

6.1. Serão premiados os trabalhos com melhor avaliação nas três modalidades: Pôster, Pôster Comentado e Apresentação Oral.

• Nas modalidades Pôster e Pôster Comentado, serão premiados com menção honrosa (certificado de prêmio) até cinco trabalhos de cada eixo temático, sem haver indicação de sua colocação.

• Na modalidade Apresentação Oral, serão premiados os três melhores trabalhos apresentados com menção honrosa (certificado de prêmio). O trabalho, nesta modalidade, que apresentar maior nota na avaliação final receberá isenção da taxa de publicação na RBEM. Nesses casos, os trâmites para esse processo deverão seguir os trâmites habituais para submissão e publicação no periódico, de maneira que a isenção da taxa deverá ser solicitada à Secretaria da ABEM em caso de aceite do artigo.

 

6.2. Os premiados serão anunciados na cerimônia de encerramento do evento, não cabendo recurso aos não premiados.

 

DOS CERTIFICADOS

7.1. Serão fornecidos certificados de apresentação do Pôster Comentado ou Apresentação Oral para os trabalhos que tiveram a presença de pelo menos um dos autores na ocasião da apresentação. No caso do formato Pôster é obrigatória a participação de pelo menos um dos autores durante o período do evento. Os certificados são fornecidos para o trabalho, constando o nome de todos os autores. Não há certificado individual por autor/apresentador.

 

7.2. Os certificados estarão disponíveis no sistema um mês após o evento.

 

DISPOSIÇÕES FINAIS

8.1. A Comissão Organizadora reserva-se o direito de cancelar, interromper, suspender ou adiar a submissão, a seleção e/ou a apresentação dos trabalhos, no todo ou em parte, em caso fortuito ou de força maior.

 

8.2. Os autores dos trabalhos reconhecem e declaram, assumindo todas as responsabilidades legais, de forma irrevogável e irretratável, que todas as informações fornecidas, bem como o conteúdo do trabalho inscrito e as condições do Termo de Responsabilidade na submissão, são verdadeiras, próprias e originais.

 

8.3. As Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos são incontestavelmente soberanas nas suas decisões, inexistindo a possibilidade de recursos às suas decisões.

 

8.4. Ao enviar o resumo para seleção, os autores autorizam as Comissões Organizadora e de Trabalhos Científicos a publicarem ou divulgarem o trabalho, não cabendo qualquer pagamento por direitos autorais.

 

8.5. A submissão de qualquer resumo, desde que cumprindo os requisitos apresentados, já caracteriza a aceitação irrestrita de todas as regras aqui previstas.

 

8.6. Os casos omissos serão analisados pela Comissão Organizadora.

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