NOTA SOBRE O TESTE DE PROGRESSO NACIONAL DA ABEM – TPNAbem 2025
O Teste de Progresso Nacional da Abem (TPNAbem), programado para o dia 8 de outubro de 2025, não pôde ser realizado, em virtude de um ataque cibernético dirigido ao módulo de aplicação da prova. Esse fato sobrecarregou os servidores de tal forma a colapsar irremediavelmente o sistema de acesso à prova. Várias estratégias e recursos maliciosos foram usados para inviabilizar a realização do Teste de Progresso Nacional da ABEM. Esse ataque foi acompanhado da disseminação de significativo volume de notícias falsas (fake news) e exigiu o adiamento da data de realização do TP. O número de requisições e os principais IP’s de onde os ataques se originaram foram capturados e entregues às autoridades policiais.
Como resposta à situação, algumas ações foram conduzidas pela Abem:
- o acionamento da Polícia Civil com denúncia de falsidade ideológica;
- o acionamento da Polícia Federal com denúncia de ataque cibernético;
- a contratação de uma consultoria externa especializada em cibersegurança para aprofundamento das análises sobre a natureza do ataque sofrido;
- a construção das medidas necessárias para a mais breve e segura remarcação da data de realização da prova; e
- o diálogo com Coordenadores de Núcleos do TP na busca da melhor opção de datas para a remarcação da prova.
Neste momento, portanto, anunciamos que a edição de 2025 do Teste de Progresso Nacional da Abem será realizada no dia 6 de dezembro de 2025, entre 9h e 13h (horário de Brasília). Durante a próxima semana será disponibilizado um calendário detalhado com orientações para as escolas a respeito dos passos necessários para a realização do TP
Serão disponibilizadas, pela Abem, instruções específicas para a inclusão de novos estudantes e de novas escolas que não tenham sido incluídos para a realização do TP na data inicialmente agendada, bem como a definição de data e horário de prova para estudantes sabatistas.
Toda comunicação oficial sobre o Teste de Progresso será feita exclusivamente pela Abem por meio de seus canais oficiais de comunicação, somente por parte do Conselho Diretor e dos Coordenadores do TPAbem, para que tenhamos total transparência e precisão nas informações, como um esforço coletivo para o combate às notícias falsas (fake news) e garantia da qualidade e da precisão da informação.
A Abem se junta a todos no repúdio a ações semelhantes às que motivaram a suspensão do TP no dia 8 de outubro, agradece a compreensão de todas as pessoas e instituições afetadas pela mudança da data da prova, assim como as inúmeras mensagens de solidariedade recebidas.
Enfatizamos o convite para a participação na prova do dia 6 de dezembro e reafirmamos nosso compromisso com a melhoria da educação médica em nosso país.
Atenciosamente,
Conselho Diretor da Abem
Brasília, 31 de outubro de 2025