“É NO COBEM QUE A ABEM SE TORNA MAIS VIVA”

Médico sanitarista e doutor em Epidemiologia, Sandro Schreiber de Oliveira é vice-presidente da Abem. Nesta entrevista, destaca a importância do Cobem, Congresso Brasileiro de Educação Médica, realizado esta semana em Belém (PA).

Qual a importância do Cobem para a Abem?

O Cobem é o momento em que a Abem se torna mais viva, em que os associados podem se encontrar, conversar, trocar ideias e experiências, crescer juntos e efetivamente aprender e construir uns com os outros a melhor qualidade da educação médica no Brasil. O Cobem é tão antigo quanto a própria Abem e foi realizado todos os anos, desde a criação da associação.

Alguma novidade nesta edição do evento?

A ideia é que possamos construir a cada ano um Cobem mais profissionalizado, com mais sustentabilidade, tanto do ponto de vista econômico quanto ambiental. Também que o evento possa ser cada vez mais participativo, que inclua cada vez mais a possibilidade de interação de todos os nossos públicos: docentes, discentes, residentes, preceptores, gestores. Então nosso objetivo é que este Cobem seja ainda mais vivo, mais participativo e interativo. Temos trabalhado muito nesse sentido. Um ponto que garantimos na programação deste ano é que todas as atividades, com exceção das conferências, ofereçam um tempo maior para as discussões e comentários dos participantes. Mesmo em atividades com três painelistas, a ideia é que cada um não passe de 20 minutos de fala, para que se reserve uma hora para a discussão e participação das pessoas.

Quais são os destaques do Cobem neste ano?

O proveito do Cobem vem fundamentalmente das possibilidades de interação, então os participantes precisam identificar em quais áreas e atividades têm mais a aprender e ensinar. Além da programação de conferências, painéis, simpósios e oficinas, durante o Cobem acontecem reuniões de todas as Regionais da Abem e a nossa assembleia geral. Esses momentos são muito importantes para a vida da associação. Sócios e não sócios podem participar das reuniões das Regionais, se aproximar e conhecer mais o cotidiano da Abem. Na assembleia, socializamos de maneira bastante ampla todas as questões relacionadas à Abem. Este ano, teremos uma pauta importante: a atualização do Estatuto da Abem, que será levada à assembleia.

Qual a importância de realizar o evento na Região Norte?

Isso significa muito para nós, que efetivamente o Cobem se traduza em um evento itinerante, que vá a todas as Regionais. Essa não é a primeira vez que se realiza um Cobem em Belém, e consideramos muito importante poder voltar à Região Norte do país, à Regional Norte da Abem, de maneira a consolidar essa estratégia de itinerância do evento. Com a expansão das escolas médicas, certamente o norte, por sua extensão e a complexidade da sua geografia, é uma região que merece ser privilegiada.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes