O Conselho Diretor da Abem vem a público manifestar sua surpresa com o conteúdo da Proposta das Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) dos Cursos de Graduação em Medicina, colocada sob consulta pública hoje, dia 14 de fevereiro de 2025, no site do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Nossa entidade tem acompanhado e participado do atual processo de construção das novas DCN desde o 61º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), realizado em Fortaleza, em outubro de 2023, quando de seu anúncio e convite para contribuição por parte do então presidente do CNE. Por este motivo, desde dezembro de 2023, a Abem desenvolveu, em parceria com diversos órgãos governamentais e da sociedade civil, um amplo processo de mobilização de docentes, gestores, estudantes e instituições envolvidas com a educação médica com o objetivo de propor contribuições para as novas DCN.
A partir de amplos debates, capilarizados e democráticos, em oficinas nacionais e regionais foi elaborado um documento contendo sugestões para o texto das novas DCN para a graduação em medicina no Brasil, posteriormente discutido e validado no 62º Cobem, realizado em Belo Horizonte, em setembro de 2024. A proposta, amplamente divulgada e disponível no site da Abem foi encaminhada formalmente ao CNE no início de outubro de 2024.
Após a entrega formal da proposta, a Abem teve ciência acerca da futura realização de uma consulta pública, sem conhecer, entretanto, o texto que seria apresentado. Hoje ficou claro que o documento colocado sob consulta apresenta uma construção de forma, conceitos e conteúdos bastante distante do proposto pela Abem.
Mobilizada pelo cenário atual, a Abem reitera seu compromisso com a qualidade da formação médica brasileira e comunica que está atenta para a definição de estratégias de ação que possibilitem a produção de avanços e não retrocessos, tanto em respeito e consideração a seus milhares de associados individuais e institucionais quanto, em especial, à sua missão estatutária de contribuir para a defesa do direito à saúde e para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Brasília, 14 de fevereiro de 2025
Conselho Diretor da Abem