Desde sua criação em 1962, a Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) tem se dedicado a desenvolver ações em prol da qualidade da educação médica no Brasil. Com a expansão das escolas médicas no país, é essencial proporcionar aos professores e preceptores a oportunidade de aprimorar suas competências pedagógicas. Isso é fundamental para que eles possam exercer sua função educativa de forma segura, competente e eficiente, contribuindo para o reforço da qualidade na formação médica.
A ênfase dos cursos organizados, validados e regularmente oferecidos pela Abem está no desenvolvimento de competências pedagógicas. O Curso de Aperfeiçoamento Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Prática de Preceptoria e Docência, na modalidade semipresencial, oferecido desde 2012, já certificou 1.240 profissionais em suas 48 edições, alcançando as cinco macrorregiões e com a participação de profissionais de todos os estados brasileiros.
No ano de 2018, mantendo o compromisso da Abem de investir no desenvolvimento da educação médica e buscando ampliar a oferta de alternativas de formação profissional, foi validado o Curso de Competências em Docência Clínica e Preceptoria, na modalidade de Educação a Distância com tutoria, certificação de 695 profissionais e desenvolvimento do Ambiente Virtual de Aprendizagem da Abem, com uma edição realizada.
Ainda em 2018, a Abem aceitou o convite para ampliar uma tradicional e potente parceria com a Fiocruz para investir no desenvolvimento de um curso de aperfeiçoamento para a prática da preceptoria nos processos de integração ensino-serviço e educação interprofissional, como forma de ampliar a celebração de Contratos Organizativos de Ação Pública Ensino-Saúde (Coapes) por meio da plataforma da UNA-SUS. Essa parceria encontra-se em andamento para garantir a oferta de cursos na modalidade a distância, com mediação de tutores. Até o momento já foram realizadas 2 turmas com alcance de mais de 5 mil participantes.
A Abem tem participado com representação no Comitê Gestor ao lado da Fiocruz e da UNA-SUS, colaborando ainda nas definições relacionadas à proposta pedagógica, na indicação de autores para os micro cursos e na supervisão pedagógica destes profissionais.
Em 2019, a diretoria da Abem recebeu a manifestação de interesse de quatro instituições de ensino para realização de cooperação técnico-científica para oferta deste curso a seus colaboradores. Sem oportunidades atuais de financiamento público à ocasião, definimos critérios para oferta desta modalidade de curso a escolas médicas ou instituições interessadas em investir no desenvolvimento de seus docentes e preceptores.
Em 2023 a Abem lançou sua primeira turma do curso de Especialização em Desenvolvimento de Competências Pedagógicas para Preceptores e Docentes, iniciada em abril de 2024. O Curso de Especialização em Competências Pedagógicas para Preceptores e Docentes tem como objetivo desenvolver, ampliar e consolidar ações de Desenvolvimento de Competências Pedagógicas atendendo necessidades identificadas pelos Ministérios da Educação e Saúde, fortalecendo políticas públicas vigentes e as ações da Abem para o avanço da Educação Médica no país.
O curso de Especialização é organizado na modalidade semi presencial, combina atividades síncronas e assíncronas, além de imersões presenciais. Segue os princípios orientadores do Sistema Único de Saúde (SUS), das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Saúde, em especial as Diretrizes para os Cursos de Graduação em Medicina (DCNs) e as normas e resoluções da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Na organização do Curso de Especialização concebemos um currículo com 3 eixos transversais fundamentados na pedagogia Freireana: eixo da autonomia, eixo do diálogo e eixo da esperança e da mudança. A estrutura pedagógica é baseada na abordagem Problematizadora, crítico-reflexiva e fundamentada nos princípios da Educação de Adultos e Aprendizagem Significativa.
O desenvolvimento deste curso é coordenado por Aristides Palhares, Denise Herdy e Lia Silveira e conta com a participação das professoras Maria Helena Senger, Rosiane Diniz e do professor Rodrigo Silveira, na tutoria. Atuam também as profas. Alessandra Ribeiro, Jacqueline Caramori, e os profs. Sérgio Botti e Roberto Esteves.