O projeto Rever: Formação Médica para o Brasil é fruto do diálogo entre a Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM), Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Ministério da Saúde (MS), Organização Panamericana da Saúde (OPAS), com apoio do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa objetiva qualificar indicadores, identificar experiências exitosas, pactuar consensos e ampliar debates com os diferentes segmentos envolvidos com a qualidade do ensino médico no Brasil buscando assim o fortalecimento das políticas públicas neste campo enfatizando a equidade e a responsabilidade social da formação profissional em saúde.
No âmbito do projeto foram realizadas nove oficinas regionais, duas oficinas nacionais, construída a proposta da Abem para as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de medicina além da Matriz de Indicadores para os cursos de medicina.
O projeto baseia-se na experiência da Abem de escuta de sua comunidade de associados que totaliza 2/3 das escolas médicas do Brasil. Este percentual reúne diversas categorias administrativas além docentes e preceptores, graduandos e residentes que manifestam e constroem estas percepções em diferentes oportunidades de encontro nos grupos de trabalho, congressos regionais, Conferência Livre de Educação Médica, Conferência Nacional de Saúde e nos Congressos Brasileiros de Educação Médica.

A atividade de lançamento do projeto, em dezembro de 2023, em Brasília, contou com a participação da ministra da saúde, Nísia Teixeira; do ministro da educação, Camilo Santana e do assessor da Secretaria de Relações Institucionais, Mozart Julio Tabosa Tales, além de dezenas de pesquisadores, estudantes e instituições ligadas à medicina que discutiram a temática da formação médica com responsabilidade social em uma oficina de dois dias. O período de lançamento foi também de retomada da discussão e alinhamento dos critérios de qualidade para a formação médica, abandonada pelas políticas públicas nos últimos seis anos, além do marco dos dez anos de implantação das diretrizes curriculares, propício para avaliar e sugerir alguns avanços e modificações destas orientações.
Entre os meses de julho e agosto de 2024 a equipe responsável pelo Projeto realizou nove oficinas nas Regionais da Abem reunindo cerca de 800 participantes, entre representantes de entidades e escolas médicas (gestores, educandos/as e educadores/as) para construir propostas de aprimoramento das Diretrizes Curriculares da Medicina e de critérios para avaliação das escolas.
Confira fotos das nove oficinas regionais realizadas em 2024.

Na Oficina Nacional de 2024, resgatou-se os avanços na primeira fase, os discentes, docentes e gestores se subdividiram em grupos para dialogar sobre a construção e validação de indicadores para orientar a avaliação dos cursos de medicina, além de grupos de trabalho para tratar da educação médica em números, projetos pedagógicos de cursos e financeirização da medicina. O encontro reuniu cerca de 150 pessoas nos dias 19-20 de novembro de 2024, em Brasília, entre gestores, discentes e docentes para construir a educação médica.

Em 12 e 13 de agosto de 2025 foi realizada a terceira Oficina Nacional, em Brasília, reunindo 500 pessoas para conhecer os Instrumentos de Avaliação dos curso, o Censo das Escolas Médicas, os grupos de trabalho do projeto além de participarem de um processo de autoavaliação dos cursos em grupos.
Veja as apresentações feitas nos dois dias de oficina.
Valorizando o aprendizado do passado, olhando para o presente e projetando o futuro de uma educação médica comprometida com as necessidades da população brasileira, o projeto Rever busca qualificar os indicadores e dados disponíveis até o momento sobre a formação médica, incluindo a disponibilidade de docentes e preceptores, a quantidade e distribuição de especialistas, os vínculos profissionais no país, entre outros, para oferecer parâmetros adequados à construção de políticas públicas coerentes com o objetivo central: formação de qualidade com responsabilidade social.
Confira as publicação já realizadas no âmbito do projeto Rever:
Proposta da Abem para as Diretrizes Curriculares Nacionais do cursos de medicina (DCNs)
Proposta para Matriz de Indicadores de qualidade para cursos de medicina
Relatórios das Oficinas Regionais 2024:
Centro Oeste
Nordeste 1
Nordeste 2
RJ/ES
MG
Norte
São Paulo
Sul I
Sul II
Relatório síntese das nove oficinas regionais – 2024
Relatório da 1ª Oficina Nacional – lançamento do projeto – dezembro de 2023
Notícias relacionadas:
- CNS recomenda que proposta do projeto Rever seja considerada para consulta pública
- Grupo de acompanhamento do projeto Rever se reúne pela segunda vez
- Coordenação do projeto Rever realiza reunião com Inep
- Reunião entre Abem e CFM trata da qualificação do ensino médico
- Considerações sobre a consulta pública para as DCNs
- Abem pauta consulta sobre Diretrizes Curriculares no Conselho Nacional de Saúde
- Começam oficinas regionais do projeto Formação médica para o Brasil
- Reunião entrega relatório da oficina do projeto “Formação Médica para o Brasil”