Nesta semana a Abem participou da plenária do Fórum das Entidades Nacionais de Trabalhadores da Área da Saúde (FENTAS) e da 362ª reunião ordinária do Conselho Nacional de Saúde (CNS). Na terça-feira, 28, o Fentas tratou das representações nas comissões e grupos de trabalho do CNS e pactuou a definição da nova mesa diretora em fevereiro. O CNS se reuniu na quarta (29) e quinta-feira (30), com a presença da ministra da Saúde, Nísia Trindade Lima e a gestão 2024-2027 empossada. A pauta abordou conselhos locais; incidência internacional, no contexto de mudanças climáticas; combate à desinformação e resistência à ameaça contra retrocessos globais. As discussões irão embasar o planejamento estratégico do conselho, que acontece em fevereiro.
O CNS fiscaliza e acompanha as políticas públicas de saúde no Brasil, sendo responsável por levar as demandas da população ao poder público, atuando como órgão de controle social na saúde. Nele a Abem é primeira suplente no segmento dos trabalhadores e subsegmento das associações e comunidades científicas e será representada pela associada Odete Messa Torres. Além das reuniões ordinárias, a Abem participa da Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT), Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) e Comissão Intersetorial de Políticas de Promoção da Equidade (CIPPE).
O Fentas representa o debate do segmento dos trabalhadores no CNS e se reúne mensalmente na noite anterior a reunião ordinária do CNS. A Abem é representada por seu diretor-presidente, Sandro Schreiber, pela diretora-tesoureira, Denise Herdy além da associada Odete Messa.