Acontece na Abem – abril a julho de 2020

Vários eventos marcaram os últimos meses na atuação da Abem. Se a pandemia impossibilitou os encontros presenciais, por outro lado incrementou as atividades on-line e permitiu a participação de representantes da Abem em diversas oportunidades. Além dos encontros listados a seguir, a Abem e a Unesa organizam a primeira formatura digital do Curso de Desenvolvimento de Competência Pedagógica de Preceptores, promovida pela Estácio no próximo dia 24.

  • A volta à presencialidade na educação está a cada dia mais próxima para muitos Estados. Com o apoio da Abem e participação dos professores Denise Herdy Afonso e Sandro Schreiber de Oliveira, a Anec promoveu a live “Retorno às atividades educacionais: contribuições jurídicas e da saúde” no dia 14 de julho.
  • O ll Simpósio de Anatomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Campus Macaé foi realizado nos dias 11 e 12 de julho e abordaram o tema “Covid-19: Alterações Anatomopatológicas, Perspectivas Terapêuticas e o Futuro da Educação em Saúde”, com a participação da professora Denise Herdy Afonso.
  • O Capítulo de SP do Colégio Brasileiro de Cirurgiões organizou em conjunto com a Regional SP da Abem uma série de webinars sobre Educação em Cirurgia. O primeiro encontro, realizado no dia 1º de julho, teve a participação do presidente da Abem, professor Nildo Alves Batista.
  • Os professores Nildo Alves Batista e Sandro Schreiber de Oliveira participaram do 2º Congresso Caipira de Educação Médica da Faceres. O evento, totalmente virtual e gratuito, ocorreu nos dias 25, 26 e 27 de junho com o tema “Uma realidade inédita em educação médica – O mundo durante e pós-Covid-19. Como fazemos?”.
  • A Revista JMPHC – Journal of Management and Primary Health Care promoveu no dia 10 de junho a web conferência “Atenção Primária à Saúde: desvelando os bastidores políticos e o seu lugar na pandemia”. A Abem apoiou o evento.
  • No dia 25 de maio a Abem participou da programação do SIG Colaborativo em Educação Médica, representada pela diretora Denise Herdy Afonso, que tratou do tema “Panorama das escolas médicas em tempos de Covid-19”.
  • “Situação dos cursos de Medicina durante a pandemia da COVID-19” foi o tema do webinar promovido pela Associação Nacional das Universidades Particulares (Anup) no dia 8 de maio. Entre os convidados estiveram os representantes da Abem Denise Herdy Afonso e Sandro Schreiber de Oliveira.
  • A importância da ciência no enfrentamento da pandemia de Covid-19 e de suas implicações sociais, econômicas e para a saúde das pessoas foi a bandeira da Marcha Virtual pela Ciência, realizada no dia 7 de maio pela Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), com apoio da Abem.
  • A Rede de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, desenvolvida pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), realizou no dia 16 de abril o seminário Desafios da APS no SUS no enfrentamento da Covid-19. O evento teve a participação do professor Sandro Schreiber de Oliveira, vice-presidente da Abem.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >