Egressos de residências: participe de estudo nacional

A Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) está apoiando a realização de pesquisa nacional com egressos de residências em saúde realizada pelo Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Intitulada “Concluintes e egressos como fontes de dados para avaliação de programas de residência”, a pesquisa, iniciada em maio de 2022, tem como objetivo principal analisar experiências e percepções de concluintes e egressos sobre a residência e suas consequências para o trabalho em saúde. O projeto foi aprovado por comitê de ética em pesquisa da Fiocruz em outubro de 2022.

O estudo prevê um componente quantitativo com egressos, por meio de formulário eletrônico autoaplicável. Todos os especialistas que tenham concluído um programa de residência no Brasil estão convidados a responder o questionário eletrônico, o que leva cerca de 10 minutos. As questões incluem temáticas como: atuação  do especialista no estado em que se formou, mudança de especialidade, carga de trabalho, satisfação profissional, percepções sobre qualidade de vida e trabalho, oportunidades de aprendizagem propiciadas pela residência e preparação para o mundo do trabalho.

Informações adicionais e acesso ao questionário eletrônico estão disponíveis no site: https://especialistasemsaude.icict.fiocruz.br/

O instagram do projeto é @especialistasemsaudebr

E-mail de contato: [email protected]

Coordenação da pesquisa: Prof. Adriana Cavalcanti de Aguiar

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >