Nota de pesar e gratidão – Roberto Figueira Santos

A Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), a partir de sua diretoria, manifesta a tristeza pelo falecimento do professor Roberto Figueira Santos, ocorrido ontem, dia 9 de fevereiro. Roberto foi um dos fundadores da Abem e presidente da entidade de 1968 a 1970.
Médico formado pela Faculdade de Medicina da Bahia em 1949, especializou-se em Clínica Médica nos Estados Unidos e em Medicina Experimental em Cambridge (Grã-Bretanha). Atuou como professor titular e emérito da Faculdade de Medicina da Bahia e trabalhou no então Hospital das Clínicas, hoje nomeado Hospital Universitário Professor Edgar Santos (Hupes) em homenagem a seu pai.
Foi reitor da Universidade Federal da Bahia, onde dedicou-se à reforma da estrutura universitária e a promoção da pesquisa. Publicou livros sobre educação médica e foi também fundador e presidente da Academia Baiana de Ciências.
No âmbito político-institucional, ao longo de quatro décadas exerceu diversas atividades. Foi secretário de Saúde e governador da Bahia, deputado federal, presidente do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), ministro da Saúde e representante do Brasil na Organização Mundial da Saúde (OMS) durante três anos.
Foto: Faculdade de Medicina UFBA.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >