ENSINO E AVALIAÇÃO DA COMUNICAÇÃO NA ÁREA DA SAÚDE
Criado no primeiro semestre de 2014, este projeto tem como objetivo a construção coletiva de um consenso sobre as competências em comunicação a serem alcançadas pelo futuro egresso dos cursos de graduação na área da saúde, bem como a elaboração de estratégias e a promoção de desenvolvimento docente para o ensino-aprendizagem e avaliação da comunicação no Brasil. Espera-se que o desenvolvimento dessas atividades impulsione e sustente o ensino-aprendizagem da comunicação nos cursos de graduação na área da saúde, contribuindo assim para a promoção da atenção à saúde da população e da qualidade de vida dos que a recebem e a prestam.
Ações propostas:
Em curto prazo
– Desencadear um movimento nacional para construção coletiva de um consenso sobre as competências em comunicação esperadas para o futuro egresso dos cursos de graduação na área da saúde com ajuda de professores e estudiosos nacionais e internacionais com expertise nesta área.
– Realizar diagnóstico sobre como está ocorrendo o ensino-aprendizagem-avaliação de habilidades de comunicação (HC) nas escolas de graduação em saúde no Brasil.
– Realizar oficinas para compartilhamento de experiências entre as escolas que já incluem o ensino-aprendizagem de HC e as que ainda não a incluem.
– Propor estudos colaborativos que possibilitem construir conhecimentos nesta área.
– Avaliar a adequação do uso de alguns módulos do Doc.com em escolas brasileiras.
Em médio prazo
– Realizar oficinas para desenvolvimento docente para o ensino-aprendizagem e avaliação das HC nos cursos de graduação, utilizando estratégias já reconhecidas como efetivas, visando a preparar os professores para este ensino.
– Oportunizar a aquisição dessas competências por meio de oficinas para estudantes, residentes e profissionais de saúde.
– Construir material para facilitar o ensino-aprendizagem-avaliação de habilidades de comunicação.
– Avaliar os desfechos do desenvolvimento docente no processo ensino-aprendizagem e avaliação das habilidades de comunicação.
– Avaliar a adequação e a efetividade do uso do Doc.com entre estudantes da área da saúde, com avaliações pré e pós-teste, utilizando-se questionários, OSCEs e avaliações cognitivas.
Em longo prazo
– Monitorar o processo ensino-aprendizagem-avaliação nos cursos de graduação na área da saúde.
– Identificar escolas que ainda não implantaram o ensino-aprendizagem e avaliação das habilidades de comunicação e criar estratégias que possam beneficiá-las, entre elas o desenvolvimento de seus docentes nesta área, caso elas assim o desejem.
Conheça aqui o histórico do projeto.
Coordenação: Profªs. Suely Grosseman, Jadete Lampert, Evelin Massae Ogatta Muraguchi, Maria Luisa Soliani. Inserido na coordenação do projeto após seu início: Prof. Newton Key Hokama
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