Acontece na Abem – CNRM, Sgtes e Forsa

– Nos dias 27 e 28 de março, a Abem esteve representada na reunião da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), órgão do Ministério da Educação que avalia e credencia os programas na área. A entidade faz parte da câmara técnica da CNRM e esteve representada pelo seu coordenador residente, Eduardo Postal. Com reuniões regulares, são tratados e avaliados programas de todo o Brasil, para credenciamento e autorização do número de vagas.

– Os rumos das Diretrizes Curriculares Nacionais e os projetos da Abem foram o tema do encontro realizado com o diretor do Departamento de Gestão da Educação na Saúde (Deges/Sgtes), Hélio Angotti Neto, e sua equipe. No rol de pré-projetos apresentados, esteve Teste de Progresso, formação de preceptores, Cobem e diretrizes de internato. Também foram consolidadas as parcerias já estabelecidas, Ebserh e UNA-SUS. A reunião aconteceu em fevereiro e teve a participação do presidente e do vice-presidente da Abem, professores Nildo Batista e Sandro Schreiber de Oliveira.

– A qualidade de vida de estudantes e professores de Medicina, integrada à realidade social e ao necessário desenvolvimento docente, é uma prioridade na Abem há mais de quatro décadas. Para dar seguimento às atividades na área, a diretoria da Abem reuniu-se em fevereiro com os professores Sergio Baldassin, Eduardo Humes e Arthur Danila, membros da diretoria-executiva do Fórum dos Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (Forsa). O objetivo do encontro foi compreender a interface do Forsa como um dos projetos da Abem, além de identificar a relação com os fóruns relacionados ao tema, iniciados no final da década de 1990. Outros encontros devem ser realizados nas próximas semanas, buscando consenso e caminhos para prosseguir com o projeto.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes