Chamada pública RBEM – Suplemento Mentoria

Chamada pública para Suplemento da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM): “Mentoria na educação médica: públicos, práticas e contextos”

Abertura: 22/02/2021
Encerramento: 26/02/2021

Título: “Mentoria na educação médica: públicos, práticas e contextos”

Apresentação:
A RBEM é o órgão de divulgação científica da Associação Brasileira de Educação Médica. Sua missão é ser um periódico proeminente no campo da educação médica e publicar material de alta qualidade sobre temas e perspectivas relevantes neste campo, incluindo a educação durante a graduação e pós-graduação, a educação profissional continuada e a educação interprofissional.
A relação de orientação e suporte entre um médico experiente e futuros médicos, denominada mentoria, tem sido importante como estratégia de desenvolvimento profissional e pessoal, minimizando o estresse emocional no âmbito da graduação e da residência médica. Essa relação permite o desenvolvimento tanto do mentor quanto do mentorado, favorecendo o aprimoramento da vida profissional de ambos. Além do desenvolvimento de diferentes atributos, a relação de mentoria também potencializa recursos para o enfrentamento de adversidades.
A pandemia do novo coronavírus e as ações necessárias ou desencadeadas para seu controle têm afetado médicos e profissionais da saúde, atuantes na linha de frente do cuidado, como decorrência da intensa sobrecarga física e emocional imposta pela COVID-19. Tais medidas têm causado forte impacto na formação de graduação e residência médica. Especialmente nesse período turbulento, em que há grave risco à vida, as ações de suporte profissional e pessoal na formação, entre elas a mentoria, tornam-se ainda mais relevantes e necessárias.
A divulgação científica sobre mentoria nesse Suplemento, considerando a diversidade de público, práticas e contextos nos cenários onde é desenvolvida, pretende fomentar a reflexão sobre a formação qualificada com valorização das relações profissionais e preservação da saúde mental durante e após a formação.

Termo de referência:
O objetivo desta publicação é identificar e reconhecer, dar visibilidade e valorizar as práticas brasileiras relacionadas a mentoria no âmbito das escolas médicas e/ou da residência médica. Espera-se dessa forma considerar experiências consolidadas de programas de mentoria ou em processo de desenvolvimento. Espera-se também destacar aspectos relacionados aos desafios, às potencialidades e aos impactos na formação, componentes éticos da relação mentor-mentorado-instituição de ensino, necessidade de desenvolvimento docente específico e modelos de inserção curricular.

Linhas Temáticas:

  1. Mentoria na graduação médica
  2. Mentoria na residência médica
  3. Mentoria docente
  4. Mentoria reversa
  5. Mentoria por pares
  6. Desenvolvimento docente para mentoria
  7. Implantação de programa de mentoria

Editoras convidadas:
Patrícia Lacerda Bellodi, Universidade de São Paulo.
Lia Marcia Cruz da Silveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Submissão dos artigos:
Encaminhar ao e-mail: [email protected]. O assunto do e-mail deve ser o título do artigo em português. Os manuscritos serão avaliados quanto às normas do suplemento e quanto ao seu conteúdo técnico. Poderão ser solicitadas revisões (maiores ou menores) em ambas as etapas, sempre informando a data-limite para envio de correções. Caso o autor principal não responda dentro do prazo, o artigo será rejeitado. Será encaminhada por e-mail a decisão final (aceite ou rejeição) dos artigos, não sendo cabível recurso. O autor principal que tiver o artigo aceito receberá a carta de aceite com os detalhes para pagamento da taxa de publicação. Após o recebimento da taxa de publicação, o artigo será revisado gramaticalmente e diagramado; em cada etapa, o autor principal deverá concordar com o arquivo produzido. Após a diagramação, o autor principal não poderá solicitar correções. Não serão aceitos artigos que já estão em processo na plataforma ScholarOne RBEM, sob pena de rejeição imediata.

Taxa de publicação:
R$ 1.000,00.
Desconto: caso haja pelo menos um autor associado adimplente da ABEM, há um desconto de R$ 200,00.

Normas para submissão:
Deverão ser encaminhados 2 arquivos em Word, sendo 1 folha de rosto e 1 artigo.

– Folha de Rosto:
A folha de rosto é a identificação do artigo, nela são colocadas as informações dos autores e itens obrigatórios para publicação.
Deverá constar na folha de rosto:

  1. título em português e inglês;
  2. nomes dos autores (máximo de 6 autores), suas instituições, e-mails e os números de registro ORCID;
  3. contribuição dos autores;
  4. informação sobre conflito de interesse;
  5. informação sobre financiamento;
  6. informação sobre aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa

– Artigo:
O manuscrito poderá ser um Artigo Original (AO), um Ensaio (EN), um Relato de Experiência (RE) ou uma Revisão (REV). O idioma do manuscrito deverá ser o português e não serão publicadas traduções. O limite de palavras contando da introdução até as referências é de 3.500. O limite de arquivos de elementos ilustrativos (tabelas, figuras e afins) é de cinco. O corpo do manuscrito não deve conter informações sobre os autores. As instituições envolvidas na pesquisa devem estar com sombreamento preto, exemplo:            . Quando o manuscrito apresentar resultados envolvendo seres humanos, o número da CAAE referente à aprovação no Comitê de Ética em Pesquisa deverá ser informado no método/metodologia.

Deverá constar no corpo do manuscrito:

  1. título em português e inglês: máximo de 15 palavras cada um;
  2. resumo e abstract: máximo de 300 palavras. Deve ser texto corrido e ter as seções marcadas em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de seção específica, consultar tabela abaixo;
  3. palavras-chave e keywords: mínimo de 3 e máximo de 5. Deverão ser extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde Medical Subject Heading;
  4. corpo do manuscrito: máximo de 3.500 palavras. Títulos de seção devem estar em negrito e caixa alta, subitens em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de título de seção específica, consultar tabela abaixo;
  5. referências bibliográficas: estilo Vancouver. Clique para ver exemplos.

Categoria

Estrutura do Resumo e Abstract

Estrutura do Corpo do manuscrito

AO (Quantitativo)

Introdução, Objetivo, Método, Resultado e Conclusão

Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusão

AO (Qualitativo)

Introdução, Objetivo, Metodologia, Resultado e Conclusão

Introdução, Metodologia, Resultado e Discussão e Considerações finais

EN

Introdução, Objetivo, Desenvolvimento e Conclusão

Introdução, (Desenvolvimento sem estrutura específica) e Conclusão

RE

Introdução, Relato de Experiência, Discussão e Conclusão

Introdução, Relato de Experiência, Discussão e Conclusão

REV

Introdução, Objetivo, Método, Resultado e Conclusão

Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusão

Clique para fazer o download dos modelos de cada documento:

  1. Modelo de Folha de Rosto
  2. Modelo de Artigo Original (Quantitativo)
  3. Modelo de Artigo Original (Qualitativo)
  4. Modelo de Ensaio
  5. Modelo de Relato de Experiência
  6. Modelo de Revisão

Conheça a ABEM

Notícias Recentes