Seminário discute perspectivas pós-pandemia

Acontece na próxima quinta-feira, 11 de junho, das 9h às 18h, o seminário “O futuro da escola médica no pós-Covid-19”. O objetivo é destacar as ações futuras, no âmbito educacional, norteadas pela avaliação das condições sanitárias e sociais e direcionadas por políticas públicas. O evento dá sequência ao painel “A escola médica na epidemia de Covid-19”, que debateu os desafios educacionais trazidos pela epidemia e as mudanças de rotina em lares, cidades e instituições.

Duas mesas-redondas vão compor o seminário. No turno da manhã, os debatedores discutirão como retornar às atividades de ensino em segurança e com todos. Já no turno da tarde, após a transmissão do SIG Educação Médica, convidados vão compartilhar estratégias sobre como cuidar de educadores e educandos de forma integral no retorno às atividades. O seminário terá ainda momentos dedicados à arte no final de cada turno (confira abaixo a programação completa).

Os associados ativos da Abem que estiverem inscritos receberão certificados de participação com carga horária de 8h. Para tanto, devem registrar presença no sistema da Abem durante o seminário, pelo link bit.ly/seminario-covid19. O seminário será transmitido também no Facebook e no YouTube da Abem.

 

Programação

9h00 – Abertura: aprendizado e questões norteadoras – Prof. Nildo Alves Batista – Presidente da Abem

9h15 – Mesa-RedondaResponsabilidade acadêmica, sanitária e social: Como retornar às atividades de ensino em segurança e com todos?
Coordenador: Prof. Sandro Schreiber de Oliveira – Vice-presidente da Abem

  • Epidemiologia da Covid-19 no Brasil e projeções futuras. Há momento ideal para a retomada na vida acadêmica nas Universidades? Há especificidades para os Cursos da área da Saúde?
    Pedro Curi Hallal – Epidemiologista, reitor da UFPel, coordenador da Pesquisa Epicovid19-BR
  • A responsabilidade da Universidade para além da epidemiologia. Como lidar com as questões pedagógicas e as diferentes realidades regionais e de vinculação administrativa das Escolas Médicas
    Profª Eliana Goldfarb Cyrino – Professora associada do Departamento de Saúde Pública da FMB/Unesp
  • Políticas públicas de educação, necessidades, realidades e desafios no cenário de retomada das atividades de graduação das Escolas Médicas. Quais adequações ainda vamos precisar?
    Prof. Henry de Holanda Campos – Diretor do Programa Faimer Brasil, ex-reitor da UFC
  • A perspectiva dos estudantes com relação a epidemia, a possibilidade da retomada das atividades e os impactos para o ensino médico.
    Acad. Nathalia Julie Soares Resende – Coordenadora regional da Denem/MG

11h45 – Apresentação do projeto Poesia da UEPA
Profª Luciana Brandão Carreira Del Nero – Coordenadora do Laboratório de Artes e Humanidades Médicas da Uepa

12h – Intervalo

14h00 – Integração com SIG Educação Médica: Panorama das Residências Médicas no Brasil e desafios atuais
Viviane Peterle – Secretária-executiva da CNRM
Coordenador: Prof José Diniz – UFRN

15h10 – Mesa-Redonda: Responsabilidade acadêmica, sanitária e social: Como cuidar de educadores e educandos de forma integral?
Coordenadora: Profª Denise Herdy Afonso – Conselho Diretor da Abem

  • Como os estudantes de medicina vivenciam este momento da pandemia e o que precisamos saber sobre eles para organizar a continuidade das atividades educacionais de forma saudável?
    Acad. Ângelo Fajardo Almeida – Coordenador discente da Abem (Regional Norte)
  • O que a epidemia revelou sobre as necessidades de cuidado integral da comunidade acadêmica?
    Profª Luiza Ribeiro – Gestão de Desenvolvimento de Pessoas – EBMSP
  • As estratégias de cuidado de nossas Instituições de Ensino são suficientes para o contexto atual? O que precisamos aprimorar?
    Profª Patrícia Lacerda Bellodi – Coordenadora do Programa de Tutoria/Mentoring da Faculdade de Medicina da USP
  • O que ainda falta construir para cuidar de forma integral de estudantes, professores, residentes e preceptores?
    Prof. Luiz Fernando Chazan – Professor adjunto da Faculdade de Ciências Médicas da UERJ e presidente da Associação Brasileira de Balint

17h30 – Apresentação do Grupo Roda Gigante
Arte-educadores: Cristiana Brasil e Kadu Garcia

17h45 – Encerramento

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >