1º Encontro Cultura de Paz

As ações do Ano Temático 2022 escolhido pela Abem “Enfrentamento da violência na educação médica” permanecem reverberando na comunidade acadêmica.
Na última sexta feira, dia 14 de abril, aconteceu na FCM UERJ, escola associada à Abem, o 1º Encontro Cultura de Paz, com apoio e participação da Regional Rio Espírito Santo.
As questões que nortearam os debates trazem a reflexão sobre a importância do reconhecimento da violência estrutural e da pró-atividade no enfrentamento. Os presentes, educadores, educandos e gestores, puderam vivenciar o Círculo da Paz e a Arteterapia como práticas restaurativas na comunicação não violenta.

Desconstruir a violência institucional e estrutural começa por reconhecer sua presença e por buscar meios transversais ao curso para refletir sobre nossas práticas. Reconhecida a presença da violência na comunidade universitária, nosso desafio seguinte é aceitar que todos nós temos a melhorar para a redução dessa violência. O lugar comum está em indicar a origem da violência no outro. Buscar dentro de cada um de nós oportunidades para remover a violência do nosso entorno foi o que fizemos hoje. Teremos chegado à coerência quando nosso discurso se igualar à nossa prática
Paulo Pinho, Diretor da Regional RJ ES Abem

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >