20 de julho de 2023 foi um dia muito especial para a Abem.
Nosso Conselho Diretor foi recebido no Ministério da Cultura, em um encontro com a Secretaria de Formação, livro e leitura e a Diretoria de Educação e Formação Artística, através das gestoras Naine Terena de Jesus (Diretoria de Educação e Formação Artística), Gabriela Fernandes de Carvalho (Coordenadora de Formação Técnica e Profissional em Cultura) e Cristiane Sobral (Coordenadora de Políticas Culturais e Territórios Educativos).
Ao longo da manhã, compartilhamos, pela primeira vez, o primeiro registro audiovisual totalmente concebido por educandos e educadores de nossa associação, não sem a parceria com os alunos do curso de cinema da Unila, através do cultivo de um trabalho em rede que tão bem caracteriza a Abem.
Trata-se do filme Vivências, nosso primeiro média metragem (34’), de baixíssimo custo, que nasceu pelo desejo de fundarmos o nosso Núcleo de Produção Audiovisual, cuja vocação se destina ao desenvolvimento de novas ferramentas pedagógicas e sensibilizadoras.
A conversa também transitou por temas ligados ao nosso ano temático: “Saúde ambiental na educação médica : o ensino para a promoção da saúde humana”, sobre a perspectivas de editais de fomento à cultura e educação, alinhados aos temas que também são nossos: comunicação e acessibilidade a novas linguagens, interculturalidade, saúde e meio ambiente, violência e cultura da paz, territórios e povos originários, dentre outros.
Veja como foram as oficinas regionais do projeto Formação para o Brasil
O projeto Formação médica para o Brasil: onde estamos e para onde vamos? Um olhar comprometido com a responsabilidade social do século XX,…