Nota de apoio à ministra da saúde, Nísia Trindade
A Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) representada pelo seu Conselho Diretor vem a público manifestar seu apoio à ministra Nísia Trindade.
Sua inquestionável experiência na gestão pública, aliada à sua formação profissional e pessoal, se expressam nesta gestão à frente do Ministério da Saúde que valoriza a transparência nas decisões, diálogo amplo com entidades, representações e público em geral, priorização de necessidades a partir do foco de redução das iniquidades sociais, atendimento imediato à situações de cuidado em saúde que ameaçam a sociedade e acima de tudo, compromisso e responsabilidade com as necessidades da sociedade.
Reconhecemos na ministra Nísia a defesa incondicional do Sistema Único de Saúde do Brasil, o nosso SUS.
Sua fala mansa e forte, clara e lúcida, direta e firme, propositiva e aberta, dirigindo-se ao povo e seus representantes ao comunicar as ações do Ministério da Saúde sempre nos trouxe segurança de sua capacidade técnico-científica e acordo com suas escolhas.
Reiteramos nosso agradecimento à sua dedicação em organizar e liderar uma equipe renovada, com competência de gestão para lidar com os imensos desafios, sucateamento e desvalorização da saúde pública brasileira em seus primeiros meses à frente da Ministério e, desde então priorizar medidas para reduzir as desigualdades sociais e ampliar o acesso ao cuidado integral de todas as pessoas, suas famílias e comunidades.
Ao terminar deixamos registrado seu olhar dedicado e acolhimento assertivo e cuidadoso às questões relacionadas à formação dos profissionais de saúde, com destaque à educação médica brasileira.
Ao nos solidarizar com a ministra Nísia, primeira mulher a assumir a pasta da saúde, nos unimos à tantas outras entidades e pessoas que defendem a vida, a boa gestão e a boa política.
Brasília, 24 de março de 2024.
Posicionamentos: Nota de apoio a ministra da saúde, Nísia Trindade