Trazendo como tema “Do Mar ao Sertão”, o Cobem 2025 refletiu sobre os novos paradigmas da educação médica, engajando todos em um diálogo substantivo sobre as transformações e desafios da prática médica em nosso país. O Cobem Natal ano convidou a todos, todas e todes a uma reflexão crítica e empática sobre como a educação médica pode e deve se adaptar às necessidades locais, respeitando as especificidades culturais e territoriais, sempre de forma conectada e entrelaçada a um contexto global.
cada Cobem é uma oportunidade para redescobrirmos e reafirmarmos o papel da prática interprofissional e da interiorização das escolas médicas e residências em saúde, discutindo, nesta 63ª edição, políticas de permanência estudantil e estratégias para fortalecer a formação médica, com um olhar atento às singularidades do nosso Sistema Único de Saúde.
Acreditamos que uma educação médica verdadeiramente transformadora deve ser crítica, reflexiva e que considere as realidades locais.
Com a resistência, o acolhimento e o afeto característicos do povo nordestino, buscamos inspirar novas práticas e abordagens, mas também fortaleça os laços entre os profissionais da saúde, estudantes e gestores.