Estudos têm demonstrado limitações na saúde e no bem-estar de educadores e educandos, influenciadas por diversos fatores, entre eles os internos, de cunho pessoal, e os externos, relacionados ao currículo, às relações interpessoais que se estabelecem no meio acadêmico e ao ambiente e condições de aprendizagem e de trabalho.
Visando a construir estratégias que possibilitem melhorar essa situação, a Abem está desenvolvendo o projeto Saúde e Bem-Estar de Educadores e Educandos, com a parceria do Fórum Nacional de Serviços de Apoio ao Estudante de Medicina (Forsa). Inicialmente, o projeto tem os seguintes objetivos:
1. discutir e propor políticas educacionais que possam, de forma mais abrangente, influenciar alguns fatores que afetam a saúde e bem-estar dos de educadores e educandos;
2. ofertar oportunidades de desenvolvimento de educadores e educandos para atuação na própria instituição com intervenções que promovam a saúde e bem-estar dos de educadores e educandos envolvidos nos diversos contextos e cenários da formação médica;
3. construir rede colaborativa de práticas sobre o tema;
4. incentivar a pesquisa e produção científica nesta temática;
5. incentivar a produção de material que apoie a promoção da saúde e bem-estar dos educadores e educandos.
A oficina Saúde e Bem-Estar de Educadores e Educandos, realizada em 29 de setembro de 2019 dentro da programação do 57º Cobem, faz parte desse projeto, como ponto de partida para a construção coletiva, por meio de dinâmicas, grupos de trabalho e apresentações.
CONFIRA AQUI O RESULTADO DA OFICINA.
A partir de então:
- foi criado um grupo de trabalho relacionado ao eixo inclusão e realizado um suplemento da Revista Brasileira de Educação Médica relacionado a esse tema;
- as ações relacionadas à comunicação e os grupos Balint se fortaleceram com encontros regulares do grupo de comunicação e a criação da Associação Brasileira de Balint;
- as atividades do Forsa continuam se desenvolvendo no meio virtual e atividades de apoio pedagógico têm sido desenvolvidas pelos professores Nildo e Evelin;
- o desenvolvimento docente para mentoria tem sido impulsionado pelas coordenadoras do eixo;
- lives e incentivo às humanidades na medicina têm sido coordenadas por seus responsáveis.
Coordenação: Prof. Nildo Alves Batista / Profª Suely Grosseman
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