Chamada pública para Suplemento da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM): “Ensino na Saúde em tempos de COVID-19: acesso, iniquidades e vulnerabilidade”
Abertura: 17/07/2020
Encerramento: 06/08/2020Prazo prorrogado: 11/08/2020
Título: “Ensino na Saúde em tempos de COVID-19: acesso, iniquidades e vulnerabilidade”
Apresentação:
A RBEM é o órgão de divulgação científica da Associação Brasileira de Educação Médica. Sua missão é ser um periódico proeminente no campo da educação médica e publicar material de alta qualidade sobre temas e perspectivas relevantes neste campo, incluindo a educação durante a graduação e pós-graduação, a educação profissional continuada e a educação interprofissional.
Em 2020, com a experiência mundial trazida pela COVID-19, a educação nas áreas de saúde se depara com desafios de adequação de práticas pedagógicas, ampliação de comunicação com a comunidade acadêmica e, em especial, atenção às iniquidades ampliadas no contexto da pandemia.
Com a certeza do aprendizado que as experiências e reflexões deste período trazem a todos, priorizamos consolidar, através da produção científica expressa nos artigos deste Suplemento, o debate indispensável sobre a responsabilidade social das escolas de saúde no avanço institucional de defesa dos direitos humanos e da inclusão de todos.
Termo de Referência:
O objetivo desta publicação é divulgar a realidade atual vivenciada por populações vulneráveis com o ensino na saúde durante a pandemia, que gere reflexões e subsidie avanços nas políticas e estratégias para superação de desafios. Espera-se desta forma estimular análises sobre estratégias de enfrentamento das desigualdades e vulnerabilidades no ensino na saúde, incluindo programas e políticas de educação e a defesa dos direitos sociais.
Linhas Temáticas:
- Inclusão/exclusão digital;
- Desafios/potencialidades das políticas afirmativas;
- Iniquidades e seu impacto no trancamento/abandono do curso;
- Estratégias para permanência do estudante;
- Avanços curriculares em direitos humanos, populações invisibilizadas e diversidades;
- Desenvolvimento docente para o mundo pós-pandemia.
Editores Convidados:
Gustavo Antonio Raimondi, Universidade Federal de Uberlândia.
Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal de Santa Catarina.
Submissão dos artigos:
Encaminhar ao e-mail: [email protected]. O assunto do e-mail deve ser o título do artigo em português. Os manuscritos serão avaliados quanto às normas do suplemento e quanto ao seu conteúdo técnico. Poderão ser solicitadas revisões em ambas as etapas sempre informando a data-limite para envio de correções. Caso o autor principal não responda dentro do prazo, o artigo será rejeitado. Será encaminhada por e-mail a decisão final (aceite ou rejeição) dos artigos, não sendo cabível recurso. O autor principal que tiver o artigo aceito receberá a carta de aceite com os detalhes para pagamento da taxa de publicação. Após o recebimento da taxa de publicação o artigo será revisado gramaticalmente e diagramado; em cada etapa, o autor principal deverá concordar com o arquivo produzido. Após a diagramação, o autor principal não poderá solicitar correções. Não serão aceitos artigos que já estão em processo na plataforma ScholarOne RBEM, sob pena de rejeição imediata.
Taxa de publicação:
Será de R$ 800,00 para associados adimplentes da Abem e de R$ 1.000,00 para não associados ou associados inadimplentes.
Normas para submissão:
Deverão ser encaminhados 2 arquivos em WORD sendo: 1 folha de rosto e 1 artigo.
– Folha de Rosto:
A folha de rosto é a identificação do artigo, nela são colocadas as informações dos autores e itens obrigatórios para publicação.
Deverá conter na folha de rosto:
- título em português e inglês;
- nomes dos autores (máximo de 6 autores), suas instituições e os números de registro ORCID;
- contribuição dos autores;
- informação sobre conflito de interesse;
- endereço do autor principal para correspondência, e-mail e telefone.
– Artigo:
O artigo poderá ser um Artigo Original (AO), um Ensaio (EN), um Relato de Experiência (RE) ou uma Revisão (REV). O idioma do artigo deverá ser o Português e não serão publicadas traduções. O limite de palavras contando da introdução até as referências é de 3.500. O limite de arquivos de elementos gráficos (tabelas, figuras e afins) é de 5. O corpo do manuscrito não deve conter informações sobre os autores. As instituições envolvidas na pesquisa devem estar com sombreamento preto, exemplo: .
Deverá constar no corpo do manuscrito:
- título em português e inglês: máximo de 15 palavras cada um;
- resumo e abstract: máximo de 300 palavras. Deve ser texto corrido e ter as seções marcadas em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de seção específica, consultar tabela abaixo;
- Palavras-chave e Keywords: mínimo de 3 e máximo de 5. Deverão ser extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Heading;
- corpo do manuscrito: máximo de 3.500 palavras. Títulos de seção devem estar em negrito e caixa alta, subitens em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de título de seção específica, consultar tabela abaixo;
- referências bibliográficas: estilo Vancouver. Clique para ver exemplos.
Categoria | Estrutura do Resumo e Abstract | Estrutura do Corpo do manuscrito |
AO | Introdução, Objetivo, Método, Resultado e Conclusão | Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusão |
EN | Introdução, Objetivo, Desenvolvimento e Conclusão | Introdução, (Desenvolvimento sem estrutura específica) e Conclusão |
RE | Introdução, Relato de Experiência, Discussão e Conclusão | Introdução, Relato de Experiência, Discussão e Conclusão |
REV | Introdução, Objetivo, Método, Resultado e Conclusão | Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusão |
Clique para fazer o download dos modelos de cada documento: