Abem retorna à Fepafem e fortalece cooperação internacional em educação médica

Associação volta a integrar a Federação Pan-Americana de Associações de Escolas Médicas e amplia sua atuação no cenário internacional 

A Associação Brasileira de Educação Médica (Abem) voltou a integrar a Federação Pan-Americana de Associações de Escolas Médicas (Fepafem), retomando a participação em um dos principais espaços de articulação da educação médica nas Américas após afastamento de 12 anos. 

A reintegração é resultado de um processo de negociação conduzido ao longo do último ano e marca uma nova etapa da atuação internacional da entidade. Mais do que restabelecer um vínculo institucional, a iniciativa reforça a estratégia da Abem de ampliar a cooperação entre países, compartilhar experiências e contribuir para o fortalecimento da educação médica nacional e internacionalmente. 

A reaproximação também reafirma o papel do Brasil como uma das principais referências da região em formação médica. Com mais de 500 faculdades de medicina, o país reúne experiências importantes em formação de educadores e gestores, regulação da educação, avaliação da formação, residência médica e integração entre ensino, serviço e comunidade, especialmente a partir da experiência do Sistema Único de Saúde (SUS). 

Segundo o vice-presidente da Abem, Estevão Toffoli Rodrigues, o retorno à Fepafem fortalece o compromisso da Associação com a construção de uma agenda internacional baseada na colaboração e na troca de conhecimentos. 

“A Abem está empenhada em fortalecer o diálogo internacional e ampliar a cooperação entre as entidades que atuam na educação médica. O Brasil acumulou experiências importantes na qualificação da formação médica, especialmente na integração com o SUS, na construção de diretrizes curriculares e no desenvolvimento de processos avaliativos. Ao mesmo tempo, temos muito a aprender com outros países”, afirma Toffoli.  

A retomada da participação na Fepafem integra um movimento mais amplo de internacionalização da Abem. Nos últimos anos, a Associação tem intensificado sua presença em fóruns internacionais, ampliado o intercâmbio com entidades parceiras e fortalecido o diálogo com organizações voltadas à educação médica em diferentes regiões do mundo. 

Esse posicionamento também dialoga com outro objetivo estratégico da entidade de aproximar o Brasil do circuito dos grandes eventos internacionais de educação médica. Como parte desse movimento, a Conferência Internacional da TUFH (Towards Unity For Health) 2027 será realizada na cidade de Recife (PE), em outubro de 2027, reunindo especialistas e instituições de diversos países para debater os desafios da formação em saúde. Entre as iniciativas em construção está ainda a articulação para que o país possa sediar, em 2028, a Conferência Mundial de Educação Médica da WFME, reforçando o protagonismo brasileiro no debate sobre a formação de profissionais de saúde. 

A expectativa é que a reintegração à Fepafem amplie as oportunidades de cooperação técnica e científica, fortaleça a produção de conhecimento em rede e contribua para a construção de políticas e estratégias capazes de responder aos desafios contemporâneos da educação médica nas Américas. 

Conheça a ABEM

Notícias Recentes