Chamada pública RBEM – prazo prorrogado

Chamada pública para Suplemento da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM): “Ensino na Saúde em tempos de COVID-19: acesso, iniquidades e vulnerabilidade”

Abertura: 17/07/2020

Encerramento: 06/08/2020
Prazo prorrogado: 11/08/2020

Título: “Ensino na Saúde em tempos de COVID-19: acesso, iniquidades e vulnerabilidade”

Apresentação:

A RBEM é o órgão de divulgação científica da Associação Brasileira de Educação Médica. Sua missão é ser um periódico proeminente no campo da educação médica e publicar material de alta qualidade sobre temas e perspectivas relevantes neste campo, incluindo a educação durante a graduação e pós-graduação, a educação profissional continuada e a educação interprofissional.

Em 2020, com a experiência mundial trazida pela COVID-19, a educação nas áreas de saúde se depara com desafios de adequação de práticas pedagógicas, ampliação de comunicação com a comunidade acadêmica e, em especial, atenção às iniquidades ampliadas no contexto da pandemia.

Com a certeza do aprendizado que as experiências e reflexões deste período trazem a todos, priorizamos consolidar, através da produção científica expressa nos artigos deste Suplemento, o debate indispensável sobre a responsabilidade social das escolas de saúde no avanço institucional de defesa dos direitos humanos e da inclusão de todos.

Termo de Referência:

O objetivo desta publicação é divulgar a realidade atual vivenciada por populações vulneráveis com o ensino na saúde durante a pandemia, que gere reflexões e subsidie avanços nas políticas e estratégias para superação de desafios. Espera-se desta forma estimular análises sobre estratégias de enfrentamento das desigualdades e vulnerabilidades no ensino na saúde, incluindo programas e políticas de educação e a defesa dos direitos sociais.

Linhas Temáticas:

  1. Inclusão/exclusão digital;
  2. Desafios/potencialidades das políticas afirmativas;
  3. Iniquidades e seu impacto no trancamento/abandono do curso;
  4. Estratégias para permanência do estudante;
  5. Avanços curriculares em direitos humanos, populações invisibilizadas e diversidades;
  6. Desenvolvimento docente para o mundo pós-pandemia.

Editores Convidados:

Gustavo Antonio Raimondi, Universidade Federal de Uberlândia.

Francis Solange Vieira Tourinho, Universidade Federal de Santa Catarina.

Submissão dos artigos:

Encaminhar ao e-mail: [email protected]. O assunto do e-mail deve ser o título do artigo em português. Os manuscritos serão avaliados quanto às normas do suplemento e quanto ao seu conteúdo técnico. Poderão ser solicitadas revisões em ambas as etapas sempre informando a data-limite para envio de correções. Caso o autor principal não responda dentro do prazo, o artigo será rejeitado. Será encaminhada por e-mail a decisão final (aceite ou rejeição) dos artigos, não sendo cabível recurso. O autor principal que tiver o artigo aceito receberá a carta de aceite com os detalhes para pagamento da taxa de publicação. Após o recebimento da taxa de publicação o artigo será revisado gramaticalmente e diagramado; em cada etapa, o autor principal deverá concordar com o arquivo produzido. Após a diagramação, o autor principal não poderá solicitar correções. Não serão aceitos artigos que já estão em processo na plataforma ScholarOne RBEM, sob pena de rejeição imediata.

Taxa de publicação:

Será de R$ 800,00 para associados adimplentes da Abem e de R$ 1.000,00 para não associados ou associados inadimplentes.

Normas para submissão:

Deverão ser encaminhados 2 arquivos em WORD sendo: 1 folha de rosto e 1 artigo.

– Folha de Rosto:

A folha de rosto é a identificação do artigo, nela são colocadas as informações dos autores e itens obrigatórios para publicação.

Deverá conter na folha de rosto:

  1. título em português e inglês;
  2. nomes dos autores (máximo de 6 autores), suas instituições e os números de registro ORCID;
  3. contribuição dos autores;
  4. informação sobre conflito de interesse;
  5. endereço do autor principal para correspondência, e-mail e telefone.

– Artigo:

O artigo poderá ser um Artigo Original (AO), um Ensaio (EN), um Relato de Experiência (RE) ou uma Revisão (REV). O idioma do artigo deverá ser o Português e não serão publicadas traduções. O limite de palavras contando da introdução até as referências é de 3.500. O limite de arquivos de elementos gráficos (tabelas, figuras e afins) é de 5. O corpo do manuscrito não deve conter informações sobre os autores. As instituições envolvidas na pesquisa devem estar com sombreamento preto, exemplo:            .

Deverá constar no corpo do manuscrito:

  1. título em português e inglês: máximo de 15 palavras cada um;
  2. resumo e abstract: máximo de 300 palavras. Deve ser texto corrido e ter as seções marcadas em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de seção específica, consultar tabela abaixo;
  3. Palavras-chave e Keywords: mínimo de 3 e máximo de 5. Deverão ser extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde e Medical Subject Heading;
  4. corpo do manuscrito: máximo de 3.500 palavras. Títulos de seção devem estar em negrito e caixa alta, subitens em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de título de seção específica, consultar tabela abaixo;
  5. referências bibliográficas: estilo Vancouver. Clique para ver exemplos.
CategoriaEstrutura do Resumo e AbstractEstrutura do Corpo do manuscrito
AOIntrodução, Objetivo, Método, Resultado e ConclusãoIntrodução, Método, Resultado, Discussão e Conclusão
ENIntrodução, Objetivo, Desenvolvimento e ConclusãoIntrodução, (Desenvolvimento sem estrutura específica) e Conclusão
REIntrodução, Relato de Experiência, Discussão e ConclusãoIntrodução, Relato de Experiência, Discussão e Conclusão
REVIntrodução, Objetivo, Método, Resultado e ConclusãoIntrodução, Método, Resultado, Discussão e Conclusão

Clique para fazer o download dos modelos de cada documento:

  1. Modelo de Folha de Rosto
  2. Modelo de Artigo Original
  3. Modelo de Ensaio
  4. Modelo de Relato de Experiência
  5. Modelo de Revisão

Conheça a ABEM

Notícias Recentes