Curso de especialização em Gestão da escola médica

A Abem oferece há mais de 10 anos, dentro das ações do projeto Preceptoria, um curso de Aperfeiçoamento em Competências Pedagógicas para Prática da Preceptoria e à Docência com 180h de duração, que já realizou 48 turmas e certificou 1.238 educadores. Em 2024, movidos pela experiência anterior, foi reformulada e ampliada esta proposta para torná-la uma Especialização, buscando desta forma atender à crescente necessidade de profissionais qualificados nas escolas médicas brasileiras. O presente curso está sendo proposto com oferta de 45 vagas e 390 horas em modalidade híbrida, semipresencial, que tem como objetivo desenvolver competências para a gestão de cursos de graduação em Medicina, considerando as diretrizes e políticas públicas vigentes, bem como as ações da Abem para o desenvolvimento da Educação Médica.

O Curso de Especialização em Gestão Colaborativa para o Ensino Médico busca atender à necessidade que enfrentamos hoje de expansão de escolas médicas no Brasil para a formação de profissionais capazes de atuar na gestão do ensino médico. O curso utilizará metodologias ativas validadas pela Abem e organiza-se a partir dos princípios orientadores do Sistema Único de Saúde – SUS, das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Saúde, em especial as Diretrizes para os de Graduação em Medicina, publicadas em 2014 e as normas e resoluções orientadoras da CNRM (Comissão Nacional de Residência Médica), tendo como base uma Concepção Pedagógica Problematizadora e os princípios da Educação de Adultos e Aprendizagem Significativa.

O Curso de Especialização em Gestão Colaborativa para o Ensino Médico tem como objetivo desenvolver competências para a gestão de cursos de graduação em Medicina, considerando as diretrizes e políticas públicas vigentes, bem como as ações da ABEM para o desenvolvimento da Educação Médica. Além disso, tem como objetivos específicos:

  • Gerir cursos de medicina conforme diretrizes e órgãos reguladores;

  • Aplicar conceitos de Educação Médica em currículo, ensino e avaliação;

  • Valorizar a Gestão Educacional como área dinâmica e inovadora;

  • Atuar estrategicamente na Gestão institucional e intersetorial;

  • Liderar equipes, tomar decisões e gerenciar conflitos;

  • Promover inclusão, equidade e pertencimento acadêmico;

  • Engajar professores, estudantes e técnicos na gestão colaborativa;

  • Planejar estrategicamente, gerindo recurso e avaliando continuamente;

  • Construir representatividade junto à comunidade acadêmica, SUS e sociedade;

  • Estabelecer articulação técnico político para gestão do curso médico.

O curso tem como objetivo formar profissionais gestores e gestoras educacionais capacitados para planejar, gerenciar e liderar cursos de Medicina. O profissional será apto a atuar no desenvolvimento curricular, metodologias de ensino, avaliação, definição de cenário de prática e gestão de recursos com ética, humanismo e alinhados com as DCN. O curso desenvolve competências de comunicação, liderança, gestão participativa e inclusão, garantido representatividade junto à comunidade acadêmica, aos colegiados e gestores do SUS.

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