Regional RJ/ES discute Portaria 1.061

A revogação da Portaria 1.061, publicada em 31 de dezembro de 2022 pelo MEC, estabeleceu o vazio regulatório iminente sobre os cursos de medicina no território nacional. Mas os desafios podem ser rapidamente convertidos em oportunidades: no sábado, 21 de janeiro, educadores e educandos da Regional Rio de Janeiro/Espírito Santo da Abem se reuniram para, independentemente da condição de associados, contribuírem para a formulação de propostas, em espaço colaborativo e democrático.
O objetivo foi buscar avanços para disciplinar a autorização, o reconhecimento e a renovação do reconhecimento dos cursos de medicina, seja na esfera pública, seja esfera privada, estando ambas comprometidas com a qualidade que a sociedade almeja, e com a responsabilidade de provimento de médicos competentes para disponibilizar o cuidado integral à saúde da população.
O encontro foi realizado de forma presencial na Universidade Estácio de Sá e também teve interação on-line pela plataforma Teams (foto). Para a revisão colaborativa do conteúdo da portaria foi utilizada a plataforma Miro, na qual os participantes, após leitura prévia do documento, puderam destacar os pontos de concordância, divergência e sugestão de revisões, e eventuais inclusões, na redação do instrumento normativo, utilizando painéis de “que bom”, “que pena” e “que tal”.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >