Reuniões Abem + MEC

A Abem – representada pelo Diretor Presidente, Sandro Schreiber, e pela Diretora Vice-Presidente, Denise Herdy – iniciou diálogo, na última semana, com as Secretárias de Educação Superior (SeSU), Denise Pires de Carvalho, e de Regulação (SERES), Helena Sampaio, do MEC.
Nestes encontros, temas relevantes e atuais foram abordados e a Abem pôde contribuir, com suas 6 décadas de história e experiência, em relação à regulação de cursos de medicina, avaliação de escolas médicas, formação docente e de preceptores, avaliação seriada de estudantes, interface graduação e residência.
Na última quinta-feira, 23 de março, a temática dos aspectos regulatórios dos cursos de medicina foi novamente debatida em Seminário promovido pela Academia Nacional de Medicina. Nesta oportunidade, compartilhou-se a importância de orientar a abertura de cursos ou a ampliação de vagas pelas necessidades de saúde da população, preservando a competência do SUS como ordenador da formação de recursos humanos em saúde (Art. 200 da Constituição federal de 1988).
Destacou-se ainda a valorização dos ambientes de aprendizagem, incluindo a rede de APS, a importância da preceptoria, da educação permanente em saúde na construção de oportunidades de formação dos educadores, das políticas afirmativas para permanência e fixação dos egressos e da avaliação de progresso dos estudantes durante o curso.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes