A Abem completou no dia 21 de agosto de 2023 seus 61 anos.
Nesse primeiro ano da sua sétima década de existência, muito já foi feito.
Tivemos nosso primeiro Edital de Auxílio à Pesquisa em Educação Médica, destinado a apoiar projetos de pesquisa e de intervenção sobre temas relacionados ao setor, priorizando o enfrentamento da violência na educação médica, ação alinhada ao primeiro ano temático da Abem.
Trouxemos como segundo ano temático o importante debate sobre a saúde ambiental no âmbito do desenvolvimento da prática médica, sob o tema: SAÚDE AMBIENTAL NA EDUCAÇÃO MÉDICA: o ensino para a promoção da saúde humana.
Retomamos o diálogo com as instâncias do governo federal alinhadas com a defesa do SUS, promovemos a primeira Conferência Livre da Abem e tivemos participação recorde de representantes na 17ª Conferência Nacional de Saúde.
Além disso, realizamos 3 congressos regionais em 2023 e estamos organizando o 61º COBEM, em Fortaleza, que terá como tema “Integração ensino-serviço-gestão e comunidade para transformar a saúde”, que entra em consonância com o momento atual, onde é fundamental atuar colaborativamente e de forma integrada com os diversos sujeitos que fazem a educação na saúde, o que sintetiza a missão da Abem.
Muito já foi feito e mais ainda será feito daqui pra frente.
Nosso desejo é de que a sétima década da Abem seja extremamente produtiva na promoção da saúde integral de todos, incluindo profissionais da saúde, educadores e educandos, e na valorização da educação que constrói e sustenta a democracia.