Abem contra a discriminação racial

O Dia Internacional de Combate à Discriminação Racial, celebrado em 21 de março, tem intuito de reconhecer a batalha e as conquistas de direitos sociais para todas as raças. O racismo está associado a piores resultados em saúde e educação de forma geral, incluindo saúde física e mental comprometidas, manifestando-se em problemas como depressão, ansiedade e estresse psicológico.

A postura antirracista no ensino médico é nosso compromisso e dever. Só assim podemos garantir  acesso a direitos humanos para a promoção da equidade e eliminar o racismo.

Entendendo a necessidade de agir, a ABEM criou o grupo de trabalho de Populações (In)visibilizadas e diversidade em 2020, adotou como ano temático de 2021 a violência na educação médica, seguido do lançamento do edital de fomento à pesquisa nessa temática, em 2022. Também em 2021, iniciaram-se as políticas afirmativas nos editais do COBEM e Congressos Regionais. Já para 2023 e 2024 adotou o biênio temático sobre saúde ambiental, entendendo o racismo ambiental como uma forma de discriminação que precisa ser pautada.

Aproveitamos a data para indicar livros de aprofundamento do tema:

  • Pequeno Manual Antirracista – Djamila Ribeiro
  • Racismo Estrutural – Silvio Almeida
  • O pacto da branquitude – Cida Bento
  • Aquilombamento da saúde mental: cuidado antirracista na atenção psicossocial infantojuvenil  – Emiliano de Camargo David
  • Livro da Saúde das Mulheres Negras – Jurema Werneck
  • Como ser um educador antirracista: Para familiares e professores  de Bárbara Carine Soares Pinheiro

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >