A Abem mantém sua participação nas comissões do Conselho Nacional de Saúde (CNS): no triênio 2022-2025, a entidade passa a atuar como titular da Comissão Intersetorial de Políticas de Promoção da Equidade (CIPPE) e como suplente na Comissão Intersetorial de Ciência, Tecnologia e Assistência Farmacêutica (CICTAF) e na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho (CIRHRT).
As 18 comissões do CNS acompanham e fiscalizam as ações e serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). São compostas por até 36 membros, entre titulares e suplentes, com representações de usuários do SUS, profissionais de saúde, comunidade científica, gestores, prestadores de serviços de saúde e das entidades empresariais com atividades na área de saúde.
Nas fotos, reunião do Fórum das Entidades Nacionais dos Trabalhadores da Área de Saúde (Fentas), na qual a Abem esteve representada pela professora Lia Silveira, e onde se definiu a participação das entidades da categoria de representação de trabalhadores da saúde nas comissões do CNS.