A Associação Brasileira de Educação Médica (Abem), por meio do Grupo de Trabalho de Residência Médica (GT-RM), promoverá, no dia 19 de setembro, durante o 64º Congresso Brasileiro de Educação Médica (Cobem), o Fórum de Residência Médica da Abem. Com o tema Residência Médica em movimento: participação, representação e qualificação, o encontro será realizado das 14h às 16h, na sala 502, do Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.
O Fórum reunirá associados, representantes das Regionais da Abem e das Comissões Estaduais de Residência Médica (CEREMs), além de outros atores envolvidos com a especialização médica. A proposta é criar um espaço de escuta e construção colaborativa para discutir os desafios atuais da formação de especialistas, fortalecer a representação institucional e identificar possibilidades de atuação conjunta.
O encontro terá como objetivos:
- Reconhecer pessoas envolvidas e comprometidas com a residência médica no contexto atual;
- Compartilhar as ações desenvolvidas pelo GT de Residência Médica da Abem;
- Fortalecer a participação das Regionais da Abem no debate sobre residência médica;
- Compreender as oportunidades que a reorganização das CEREMs traz para a qualificação da residência médica;
- Ampliar o engajamento dos representantes da Abem nas CEREMs nas ações conduzidas pela Associação.
O Fórum será aberto a pessoas que atuam nas CEREMs, com ou sem direito a voto; integrantes das Regionais envolvidos ou interessados na residência médica; membros atuais ou eleitos das Diretorias das CEREMs que estiverem presentes no Coobem; representantes e autoridades da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM); e demais associados interessados em contribuir para o debate.
Mais do que discutir os desafios atuais, o encontro pretende fortalecer uma rede de participação e representação capaz de contribuir para a qualificação da residência médica e da formação de especialistas no Brasil.
Serviço
Fórum de Residência Médica da Abem
Tema: Residência Médica em movimento: participação, representação e qualificação
Data: 19 de setembro de 2026
Horário: das 14h às 16h
Local: Centro de Eventos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – Sala 502