Chamada pública RBEM – Suplemento Teste de Progresso

Chamada pública para Suplemento da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM): “Teste de Progresso”

Abertura: 29/07/2022
Encerramento: 05/09/2022 – PRORROGADO PARA 19/09/2022

Título: “Teste de Progresso: avanços e perspectivas na educação médica”

Apresentação:
A RBEM é o órgão de divulgação científica da Associação Brasileira de Educação Médica (Abem). Sua missão é ser um periódico proeminente no campo da educação médica e publicar material de alta qualidade sobre temas e perspectivas relevantes neste campo, incluindo a educação durante a graduação e pós-graduação, a educação profissional continuada e a educação interprofissional.
O Teste de Progresso (TP) é uma estratégia de avaliação institucional e individual consistente, colocada à disposição da comunidade acadêmica e da comunidade em geral num momento em que a necessidade de avaliação se torna ainda mais relevante, diante da rápida expansão do número de vagas e de escolas médicas. A Abem, reconhecendo a relevância do TP para o aprimoramento da qualidade de cada uma das escolas médicas, novas e antigas, tem desenvolvido e incentivado iniciativas relacionadas ao teste no cenário nacional.
Termo de Referência:
O objetivo desta publicação é publicizar iniciativas exitosas envolvendo a realização do TP reconhecendo e valorizando as experiências especialmente no cenário nacional. Espera-se dessa forma subsidiar o desenvolvimento de novas iniciativas considerando os desafios, potencialidades e impactos do TP na formação na graduação e residência médica.

Linhas Temáticas:

  1. Teste de Progresso na graduação 
  2. Teste de Progresso na residência médica
  3. Impacto do Teste de Progresso na gestão dos cursos de graduação e residência médica
  4. Avaliação formativa mediada pelo Teste de Progresso
  5. Desenvolvimento docente para realização do Teste de Progresso

Editores convidados:
Valdes Roberto Bollela, USP Ribeirão Preto
Nildo Alves Batista, Unifesp
Aristides Augusto Palhares Neto, Unesp
Sandro Schreiber de Oliveira, Furg e UCPel

Submissão dos artigos:
Encaminhar ao e-mail: [email protected]. O assunto do e-mail deve ser o título do artigo em português. Os manuscritos serão avaliados quanto às normas do suplemento e quanto ao seu conteúdo técnico. Poderão ser solicitadas revisões em ambas as etapas, sempre informando a data-limite para envio de correções. Caso o autor principal não responda dentro do prazo, o artigo será rejeitado. Será encaminhada por e-mail a decisão final (aceite ou rejeição) dos artigos, não sendo cabível recurso. O autor principal que tiver o artigo aceito receberá a carta de aceite com os detalhes para pagamento da taxa de publicação. Após o recebimento da taxa de publicação, o artigo será revisado gramaticalmente e diagramado; em cada etapa, o autor principal deverá concordar com o arquivo produzido. Após a diagramação, o autor principal não poderá solicitar correções. Não serão aceitos artigos que já estão em processo na plataforma ScholarOne RBEM, sob pena de rejeição imediata.

Taxa de publicação:
R$ 1.000,00.
Desconto: caso haja pelo menos um autor associado adimplente da Abem, há um desconto de R$ 200,00.
Caso todos os autores sejam associados adimplentes da Abem, a taxa de publicação será gratuita. O prazo para regularizar a situação com a Abem é de 2 dias após a data da carta de aceite.

Normas para submissão:
Deverão ser encaminhados 2 arquivos em Word, sendo 1 folha de rosto e 1 artigo.

– Folha de Rosto:
A folha de rosto é a identificação do artigo, nela são colocadas as informações dos autores e itens obrigatórios para publicação.
Deverá constar na folha de rosto:

  1. título em português e inglês;
  2. nomes dos autores (máximo de 6 autores), suas instituições, e-mails e os números de registro ORCID;
  3. contribuição dos autores;
  4. informação sobre conflito de interesse;
  5. informação sobre financiamento.

– Artigo:
O artigo poderá ser um Artigo Original (AO) ou um Relato de Experiência (RE). O idioma do artigo deverá ser o português e não serão publicadas traduções. O limite de palavras contando da introdução até as referências é de 3.500. O limite de arquivos de elementos gráficos (tabelas, figuras e afins) é de 5. O corpo do manuscrito não deve conter informações sobre os autores. As instituições envolvidas na pesquisa devem estar com sombreamento preto, exemplo:            

Deverá constar no corpo do manuscrito:

  1. título em português e inglês: máximo de 15 palavras cada um;
  2. resumo e abstract: máximo de 300 palavras. Deve ser texto corrido e ter as seções marcadas em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de seção específica, consultar tabela abaixo;
  3. palavras-chave e keywords: mínimo de 3 e máximo de 5. Deverão ser extraídas dos Descritores em Ciências da Saúde Medical Subject Heading;
  4. corpo do manuscrito: máximo de 3.500 palavras. Títulos de seção devem estar em negrito e caixa alta, subitens em negrito e apenas a primeira letra em caixa alta. Cada categoria tem uma estrutura de título de seção específica, consultar tabela abaixo;
  5. referências bibliográficas: estilo Vancouver. Clique para ver exemplos.

Categoria

Estrutura do Resumo e Abstract

Estrutura do Corpo do manuscrito

AO Qualitativo

Introdução, Objetivo, Método, Resultado e Conclusão

Introdução, Método, Resultado, Discussão e Conclusão

AO Quantitativo

Introdução, Objetivo, Método, Resultado e Conclusão

Introdução, Método, Resultado e Discussão e Conclusão

 REIntrodução, Relato de Experiência, Discussão e ConclusãoIntrodução, Relato de Experiência, Discussão e Conclusão

Clique para fazer o download dos modelos de cada documento:

  1. Modelo de Folha de Rosto
  2. Modelo de Artigo Original (Quantitativo)
  3. Modelo de Artigo Original (Qualitativo)
  4. Modelo de Relato de Experiência

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >