Congresso Carioca e Capixaba abre inscrições

A Regional ES/RJ da Abem abriu nesta semana as inscrições para o 7º Congresso Carioca e Capixaba de Educação Médica, que será promovido on-line de 14 a 16 de maio. O encontro terá como tema “A Educação Médica sob perspectiva: o Educando na construção do cuidado”.

“A Abem tem sido protagonista na defesa da educação médica centrada no cuidado com o outro, e nossa Regional não se furtaria de aprofundar essa reflexão, na riqueza da nossa pluralidade”, declaram os organizadores. O objetivo é firmar que a educação médica tem foco na formação para a sociedade, na ampla compreensão do cuidado como atitude, cultura e valor, e na construção colegiada do conhecimento, reconhecendo no educando a proatividade na sua formação.

O evento será recebido de forma virtual pela Universidade Estácio de Sá e quer reunir as duas dezenas de escolas médicas presentes na região. A programação e a submissão de trabalhos seguirão três eixos:

  • Atenção à Saúde – cuidado nas diferentes dimensões, respeitando diversidades com integralidade, equidade e ética;
  • Gestão em Saúde – processos de cuidado, coparticipação, trabalho em equipe e tomada de decisão. Construção de políticas públicas de Saúde e Educação de maneira colaborativa;
  • Educação em Saúde – ênfase na pedagogia do cuidado, na complexidade do ensino aprendizado, ancorado em práticas científicas, de extensão, formação profissional, residência médica e internato médico.

As inscrições em primeiro lote têm desconto até 1º de abril, e a submissão de trabalhos pode ser feita até 3 de abril. O evento também abriu edital de submissão de oficinas, com prazo até 5 de abril. Acompanhe todas as informações em coccem.org.br.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >