Consolidado do VI Fórum Nacional de Ensino Médico

Os presidentes da Associação Brasileira de Educação Médica (ABEM) – Prof. Dr. Sigisfredo Luis Brenelli – e do Conselho Federal de Medicina (CFM) – Dr. Carlos Vital Tavares Corrêa Lima – deliberaram por realizar ações conjuntas em prol da formação médica no Brasil, num momento de modificações impostas pela Lei nº 12.871/13 (Mais Médicos) e as Diretrizes Curriculares Nacionais de Medicina 2014 (DCNM2014).

Assim, em comum acordo, foi proposto que o VI Fórum Nacional de Ensino Médico, habitualmente promovido pelo CFM, passaria a ser de responsabilidade de ambas as instituições, ficando a Comissão Nacional de Ensino Médico do CFM responsável pela organização do evento em parceria com a Diretoria da ABEM e dos vários docentes que possuem assento na referida Comissão e na ABEM.

O objetivo final do Fórum foi a elaboração de um documento que apontasse os desafios, dificuldades e perspectivas de equacionamento da Lei nº 12.871/13 nas suas implicações quanto à formação de recursos humanos em saúde, especificamente na graduação em medicina e residência médica.

Utilizou-se como metodologia a organização de pré-fóruns estaduais e regionais, pelos Conselhos Regionais de Medicina e Regionais da ABEM, possibilitando maior participação de escolas médicas, estudantes, residentes, docentes, responsáveis por programas de residência, entidades médicas e gestores em saúde, na perspectiva da realidade local.

Um roteiro de análise das implicações da Lei nº 12.871/13 foi disponibilizado para orientação dos diversos fóruns estaduais e regionais, com uso opcional pelos organizadores, o qual foi empregado pela imensa maioria, favorecendo uniformidade na coleta de dados.

Os fóruns estaduais e regionais contaram com a participação ampla de representantes dos diferentes segmentos médicos e gestores em saúde (diretores de escolas, coordenadores de cursos, professores, preceptores, gestores, conselheiros), conforme documento a seguir:
VI_Forum_Consolidado_final (Clique Aqui)

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >