Publicada memória do debate sobre residência

O debate ampliado sobre a proposta de transferência dos programas de residência médica para o Ministério da Saúde, realizado pela Abem no dia 28 de agosto, teve a participação de 63 representantes de entidades de todo o Brasil. Além de 23 Cerems e da secretária e ex-secretários da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), o encontro reuniu integrantes da Abem e de mais de uma dezena de instituições representativas.

Ao final da reunião os participantes definiram como encaminhamento a solicitação de informações adicionais do Ministério da Saúde em relação ao projeto de transferência das residências médicas. Foi destacado ainda o reconhecimento da CNRM e o fortalecimento das ações junto ao Ministério da Educação. Os participantes valorizaram o protagonismo da Abem na ampliação do debate e na inclusão das entidades.

O debate foi orientado por quatro questões respondidas previamente pelos participantes, de forma a organizar o encontro. As perguntas tiveram como eixo o papel e a responsabilidade de cada ministério na gestão da residência, a colaboração destes órgãos para esta gestão e a proposta de transferência das residências apresentada na semana passada pelo Ministério da Saúde.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >