Educação Médica na Pandemia

Consciente de sua responsabilidade com a comunidade da educação médica brasileira, a Abem definiu como prioridade – ainda em março de 2020, quando foi declarada a pandemia da Covid-19 – a comunicação cotidiana com seus associados para promover a divulgação de informações sobre o enfrentamento da situação nas relações de ensino-aprendizagem. O objetivo é fornecer conteúdo relevante para que as escolas e programas de residência pudessem orientar suas ações. Conheça a seguir as iniciativas da Abem no período.

Recomendações e normativas legais: repositório para normativas legais relacionadas a educação médica em tempos de pandemia e recomendações relacionadas feitas pela Abem.

Diagnóstico situacional: pesquisa para diagnóstico situacional de escolas médicas e programas de residência médica e seus respectivos relatórios de análise.

Conte sua história: publicação de narrativas enviadas por gestores, professores, alunos de medicina, residentes e preceptores envolvidos, neste momento da pandemia, em atividades educacionais distintas do habitual, com objetivo de compartilhar iniciativas, promover reflexões, identificar oportunidades de aprimoramento de práticas e trabalho colaborativo em rede.

Painel “A escola médica na epidemia de Covid-19”: série de cinco lives entre maio e junho que promoveu o diálogo com a comunidade da educação médica e oportunizou trocas regionais, enfocando o aprendizado desenvolvido durante este período.

Seminário “O futuro da escola médica no pós-Covid-19”: composto por duas mesas-redondas no início de junho, teve o objetivo de destacar as ações futuras, no âmbito educacional, norteadas pela avaliação das condições sanitárias e sociais e direcionadas por políticas públicas.

Chamada pública RBEM: produção de suplemento da Revista Brasileira de Educação Médica (RBEM) com o tema “Ensino na Saúde em tempos de COVID-19: acesso, iniquidades e vulnerabilidade”, com o objetivo de consolidar a produção científica do período. A chamada para os artigos está aberta até 6 de agosto de 2020.

58º Cobem: para atender às questões sanitárias e garantir a segurança da comunidade, pela primeira vez o Congresso Brasileiro de Educação Médica será um encontro on-line. A ser realizado de 12 a 18 de outubro de 2020, terá o tema “Educação Médica em tempos de incerteza: qualidade, equidade e construção coletiva”.

Participação em eventos: entre abril e julho, representantes da Abem participaram de lives e outros eventos on-line realizados por diversas instituições, como SIG Colaborativo em Educação Médica e 2º Congresso Caipira de Educação Médica da Faceres. Acompanhe a programação nas redes sociais da Abem.

Conteúdos Relacionados

Conheça a ABEM

Notícias Recentes