CONTE SUA HISTÓRIA

A pandemia de Covid-19 interfere diretamente na forma como ensinamos, aprendemos e nos comunicamos. Seja de forma voluntária e extracurricular ou dentro do projeto pedagógico dos cursos e programas, diversas atividades foram postas em andamento na graduação e na residência. Pedimos à comunidade da educação médica que compartilhasse essas histórias, para que juntos possamos identificar desafios e conquistas nesse período tão excepcional que enfrentamos juntos. Confira a seguir alguns relatos sobre as experiências partilhadas. Veja aqui como enviar seu texto ou vídeo.

A RESIDÊNCIA DE CIRURGIA GERAL DO HU UFPI NÃO PAROU UM SÓ DIA NA PANDEMIA

Luis Gustavo Cavalcante Reinaldo
Supervisor do Programa de Cirurgia Geral do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí – HU UFPI 

Sou supervisor do programa de cirurgia geral do Hospital Universitário da Universidade Federal do Piauí (HU UFPI) e, como muitos supervisores nessa pandemia, tenho o direito de desabafar que bem no início ficamos só eu e esses 12 jovens médicos residentes, em uma situação nova na qual quase tudo do que estávamos acostumados não existia mais e talvez tentar manter uma residência médica nem mesmo parecia fazer sentido […]

TELEINTERCONSULTA E TELEMATRICIAMENTO

Jorge Gelvane Tostes
Docente da Faculdade de Medicina de Itajubá
Carla Benedita da Silva Tostes e Vanessa Santos de Souza
Alunas do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá
Rosana Alves
Docente e coordenadora do curso de Medicina da Faculdade de Medicina de Itajubá

A pandemia de Covid-19, ao impor a necessidade do isolamento social, mostrou a necessidade de mudanças na prática de diversas formas de prestação de serviços. Na área da saúde, a necessidade de adaptação ao novo contexto tem feito surgir novos recursos e o aprimoramento de outros já existentes. Nesse sentido, o matriciamento e a interconsulta despontaram como importantes instrumentos. […]

(R)existências: humanidades, alteridade e novos diálogos na formação médica

Mariana Bteshe
Coordenadora do projeto de extensão 
Elisa Hypólito Montovani, Willian Alves dos Santos, Lawrence Brito de Assis, Alexandra Candido Rosa Nogueira, Pamela Fernandes Silva de Freitas, Mariana Regazzi Ferreira da Silva, Anna Beatriz de Aguiar Araújo, Thiago Fillip Almeida Pontes, Isadora Fiaux Lessa, Mayara Neto da Silveira
Acadêmicos do curso de medicina UERJ

Somos (R)existências: um projeto de extensão do curso de medicina da UERJ, que busca aproximar universidade e comunidade a fim de fomentar a reflexão sobre o papel social do médico. Queremos que a universidade possa dialogar de fato com a comunidade, e que as vozes desta adentrem no cenário universitário […]

TELEMEDICINA NA GRADUAÇÃO: UMA OPORTUNIDADE DURANTE A PANDEMIA

José Diniz Junior
Otorrinolaringologista, docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chefe da Unidade de e-saúde do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/Ebserh)
Ilana Azevedo de Amorim
Discente do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Ana Luiza Braga de Macedo Lombardi
Pediatra, docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
Rosiane Viana Zuza Diniz
Cardiologista, docente do curso de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), chefe da Unidade de Gerenciamento das Atividades de Pós-Graduação do Hospital Universitário Onofre Lopes (Huol/Ebserh)

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é uma das principais instituições de ensino superior no Estado, tendo robusta contribuição para o desenvolvimento científico do Nordeste brasileiro, uma vez que vem sendo apontada como uma das melhores universidades da região, sobretudo nos últimos cinco anos. […]

Experiência da Faculdade Pernambucana da Saúde (FPS)

Edvaldo Souza
Doutor em Saúde Materno Infantil e mestre em Imunologia das Doenças Infecciosas, coordenador do curso de Medicina e professor do Programa de Pós-Graduação em Educação em Saúde da Faculdade Pernambucana de Saúde (FPS)

A FPS foi credenciada em 2005 pelo Ministério da Educação para ofertar cursos na área de saúde, contando hoje com sete cursos: Enfermagem, Medicina, Fisioterapia, Farmácia, Psicologia, Nutrição e Odontologia. Todos os cursos são realizados na modalidade presencial e utilizam a aprendizagem baseada em problemas como metodologia. […]

O Programa de Residência em Geriatria (PRMG) do Hupe/Uerj: ações na pandemia

Luciana Branco da Motta
Coordenadora do Serviço de Geriatria (Núcleo de Atenção ao Idoso)/Hupe-Uerj e do Programa de Residência em Geriatria – Uerj

O PRMG é desenvolvido pelo Serviço de Geriatria do Hospital Universitário Pedro Ernesto (Núcleo de Atenção ao Idoso-NAI) e é composto por três residentes de primeiro ano e três de segundo ano. O serviço tem quatro estafes preceptores e um professor da Faculdade de Ciências Médicas que é colaborador.  […]

Projeto “Severinos contra o Coronavírus”

Danielle Cidrão Cavalcanti Cardoso, acadêmica do 5º ano de Medicina da Famema
Guilherme Vallada Kitayama, acadêmico do 2º ano de Medicina da Famema
Henrique Caetano Mingoranci Bassin, acadêmico do 5º ano de Medicina da Famema
Meily Soares Chao, acadêmica do 6º ano de Medicina da Famema
Rayana Maraya dos Anjos, acadêmica do 2º ano de Enfermagem da Famema 

Após suspensão das atividades presenciais na faculdade, não apenas a educação e a pesquisa sofrem alterações para superar os desafios impostos pela pandemia. O projeto “Severinos contra o Coronavírus” apresentou-se como uma alternativa para o fortalecimento da extensão universitária durante o difícil momento em que o país se encontra. […]

retorno optativo

Tchayra Tatiane Souza
Acadêmica do 11° período de Medicina na Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), de Vespasiano (MG)

Após 2 meses e meio de quarentena a minha faculdade abriu a possibilidade de retornarmos aos nossos estágios de internato, de forma optativa. Iniciamos há uma semana, e eu especificamente estou fazendo internato de pediatria no Hospital Municipal Odilon Behrens. A faculdade arcou com todos os EPIs dos acadêmicos. Estou tendo uma experiência excelente […]

manter a equidade e o acesso aos conteúdos

Ricardo Bedirian, coordenador de Graduação da FCM-UERJ
Kennedy Kirk, coordenador adjunto de Graduação da FCM-UERJ
Julia Berg, coordenadora do Internato da FCM-UERJ
Roberta Cobas, assessora da Coordenação para o Ciclo Clínico da FCM-UERJ
Sandra Boiça, assessora da Coordenação para o Ciclo Básico da FCM-UERJ

Em 16 de março, quando houve a suspensão das atividades acadêmicas na UERJ, não tínhamos ideia do que viria nas semanas seguintes, nem por quanto tempo perduraria a suspensão. Um curso de graduação na área da saúde enfrenta grandes desafios e dilemas no contexto de uma pandemia e não foi diferente com a Faculdade de Ciências Médicas da UERJ (FCM-UERJ). […]

nosso barco é mais forte do que pensávamos

Maria Eduarda Mesquita
Acadêmica do 5º ano de Medicina da Universidade de Pernambuco

No momento que escrevo esse texto, completo dois meses de quarentena. Com as atividades completamente suspensas na minha faculdade, foram dois meses em que por pouco não estive à deriva. Mas, ao contrário da geração anterior, criada seguindo os moldes e vendo a sala de aula, o professor e o livro na sua frente como os únicos detentores do conhecimento […]

salas de aula sem paredes

Ana Paula Agostini
Coordenadora do curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul, cardiologista pediátrica e fetal, mestre em Pediatria, Área do Conhecimento de Ciências da Vida

A pandemia da Covid-19 iniciou-se longe de todos nós, mas em um estalar de dedos estávamos afastados das nossas vidas normais. Os alunos começando a se reencontrar após as férias, os calouros mal conseguiram se conhecer e tampouco os professores puderam dar as boas-vindas. Nossa cerimônia do avental cancelada […]

Internato adaptado aos tempos de pandemia Covid-19

Rosana Alves, coordenadora do curso de Medicina da FMIT
Clarissa Santos de Carvalho Ribeiro, coordenadora do internato da FMIT
Thaissa Santos de Carvalho Ottoboni, coordenadora do internato da FMIT
Ana Paula de Almeida Amorim, diretora da FMIT
Paulo Marcondes, diretor-executivo de Medicina Afya

O internato médico (estágio curricular obrigatório) da Faculdade de Medicina de Itajubá (FMIT) permaneceu sem atividades no período de 17 de março a 10 de maio de 2020. Durante esse período, foi estruturada uma adaptação perante o desafio de prestar assistência à população em um período acometido pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19). […]

O estudante de medicina e a educação médica na nova era

Ugo Caramori, médico de família e comunidade – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)
Mariana de Abreu, Michel Stockler, João Paludetto, Ana Flávia Santos Pereira, Olgata Marianne Rodrigues Guerra da Silva, Francisco Specian, Joana Bragança Bastos, Eliana Amaral

O Educadores do Amanhã Unicamp é um curso de desenvolvimento estudantil em educação médica iniciado em 2019, com o apoio da coordenação do curso e diretoria da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp. O objetivo é construir e desenvolver competências educacionais em estudantes de medicina e médicos residentes. […]

Re(significar) as ações acadêmicas com novas práticas, em tempos de pandemia

Simone Regina Souza da Silva Conde, docente da Famed/UFPA
Hyvina Paula Peres Duarte, acadêmica da Famed/UFPA
Fábio Bruno Jesus da Silva, acadêmico da Famed/UFPA
Leonardo Sousa Rocha, acadêmico da Famed/UFPA
Alan Souza da Luz, acadêmico da Famed/UFPA
Ralf Cardoso Mudesto Oliveira, acadêmico da Famed/UFPA
Gabriela Lobato Virgolino, acadêmica do curso de Medicina da Uepa
Laiane Dias Moraes, Complexo Hospitalar UFPA Ebserh 

Do ensino básico ao superior, a pandemia da Covid-19 trouxe muitas consequências educacionais, entre elas o reforço das desigualdades e a imposição da segregação. Nessa perspectiva, muitas instituições interromperam suas atividades de graduação por tempo indeterminado, como foi o caso da Universidade Federal do Pará.  […]

reinventar para estimular o aprendizado

Sérgio Gonçalves de Oliveira
Médico e professor de Semiologia Neurológica da Faculdade da Saúde e Ecologia Humana (Faseh), cidade de Vespasiano (MG), coordenador dos internatos de Medicina, vistoriador pelo MEC dos Programas de Residência Médica, neurologista e neurocirurgião 

Em tempos de Covid-19 e de quarentena, tivemos de nos reinventar para estimular o aprendizado dos nossos alunos, principalmente em um período de tantas incertezas e angústias para todos nós. Primeiro pensei fazer as aulas pela internet – tão distantes – mais acolhedoras e animadas om mensagens de conforto e esperança, compartilhando nossos cafés da manhã […]

A patologia de base

Bianca Quintella Ribeiro Corrêa Amaro 
Acadêmica de Medicina da Universidade Federal de Roraima, assistente de Educação Médica da IFMSA para os países das Américas

O rodízio de clínica médica estava sendo incrível. O coordenador era um dos meus professores favoritos – na verdade, um dos favoritos de todos nós –, e eu tive a sorte de ser representante do grupo. Estávamos adorando tudo. Ele era esforçado para resolver nossos problemas, preocupado com nosso aprendizado, responsivo com nossas sugestões […]

Voluntariado reúne alunos e diretoria da escola Paulista de medicina

O dia em que Matilde reencontra Clotilde

Raquel Rangel Cesario
Docente no PPG em Desenvolvimento Regional do Uni-Facef e no curso de Medicina/Uni-Facef e Unifran, mestre em Medicina e Saúde, doutora em Promoção de Saúde

Clotilde nasceu na década de 70 do século XX e fez toda sua formação escolar em escolas públicas, primeiro no interior, depois na capital. Sempre boa menina, aprendeu a obedecer aos professores e a decorar os conteúdos para as provas, o que lhe rendia boas notas no boletim. Mas Clotilde, mesmo sem saber, tinha uma centelha questionadora dentro de si. […]

VIDEOAULAS COMO DISPARADORES DE ESTUDO

José Carlos Rosa Pires de Souza
Médico psiquiatra, professor do curso de Medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), com mestrado, doutorado e pós-doutorado na área de saúde mental, sono e qualidade de vida

Durante a pandemia, eu estou usando várias videoaulas gravadas por mim mesmo, sobre diversos temas de saúde mental, que funcionam como disparadores do estudo por parte dos alunos. São vídeos curtos, gravados em estúdio profissional, que estão disponibilizados gratuitamente no meu canal do YouTube. […]

aprendizados em ead

Cristiane Lopes
Professora e coordenadora da disciplina de Fisiologia do 2º ano da Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Como todos sabem, a Santa Casa é uma escola muito tradicional na área médica. Atuo na área básica e também participo de alguns rodízios da área clínica, levando conhecimentos de Fisiologia. A direção da Medicina – por meio dos drs. Adriano Namo Cury e Giselle Burlamaqui Klautau, com apoio do diretor-geral da instituição, dr. José Eduardo Lutaif Dolci –, logo após o comunicado de suspensão das atividades presenciais […]

Parceria além-mar

João Marcos de Menezes Zanatta
Acadêmico do 6º ano da Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (Famerp)
Luiz Menezes Falcão
MD, PhD, cardiologista do Hospital Universitário de Santa Maria, professor da Faculdade de Medicina de Lisboa (Portugal)

Era final de fevereiro de 2020… o novo coronavírus fazia cada vez mais vítimas e conquistava territórios em diversos países em pouquíssimo tempo, a ponto de deixar os romanos com inveja. Estávamos prestes a dar-lhe status de pandemia, o que aconteceria em meados do mês seguinte. A ideia de que nossa rotina passaria por mudanças drásticas era cada vez mais real […]

Conheça a ABEM

Notícias Recentes