Perguntas Frequentes | FAQ

TESTE DE PROGRESSO 

O Teste de Progresso (TP) Abem é uma avaliação da qualidade do ensino médico, formativa, externa, de caráter institucional, indicada pela aquisição progressiva de competências pelo estudante de medicina, ao longo da sua formação, que oportuniza uma autoavaliação da escola sobre a adequação do seu projeto pedagógico para atendimento às necessidades de saúde da população brasileira e a autoavaliação do estudante.

O estudante pode realizar a prova a partir do seu primeiro ano de curso, permitindo assim a avaliação do seu progresso.

O estudante pode realizar a prova a partir do seu primeiro ano de curso, permitindo assim a avaliação do seu progresso.

Certificados referentes ao Teste de Progresso – Abem estão disponíveis no site da Abem. Para acessar, é necessário possuir ou criar um perfil no sistema da Abem, conforme as instruções abaixo:

01 – Para usuários com perfil na Abem (associados ou participantes de eventos recentes):

  • Inserir CPF (login)
  • Inserir senha de acesso (caso não lembre, utilizar a opção “Recuperar Senha”)

02 – Para usuários sem perfil na Abem:

  • Inserir CPF (login)
  • Clicar no botão “Entrar”
  • Preencher o formulário para criar o perfil e senha.

Caso não saiba se possui perfil na Abem, siga os passos do item 1 e solicite a recuperação de senha. Se não tiver perfil, o sistema o encaminhará ao formulário após inserir o CPF.


Acesse o site: https://admin.abem-nacional.com.br/teste-de-progresso/aluno

Nem todas as provas do teste de progresso são realizadas pelo sistema da abem.

Caso, após o login, seus certificados não estejam disponíveis pedimos que entre em contato com a sua escola para obter as informações de onde acessar para conseguir visualizar sua nota e baixar o certificado de participação.

ASSOCIADOS ABEM

Ao associar-se, VOCÊ ou sua INSTITUIÇÃO estará contribuindo para o fortalecimento desta associação histórica e assegurando sua legítima representação perante as resoluções e os encaminhamentos acerca da educação médica no Brasil

A Abem procura construir parceria com os associados para gerar crescimento mútuo, qualificando e partilhando as expertises acumuladas de cada professor, estudante e instituição, com foco na qualidade dos cursos de graduação e de residência médica, caminho mais coerente para garantir a qualidade de vida de discentes e docentes.


1- O associado tem direito a desconto na taxa de publicação de artigos científicos à RBEM; se todos os autores do manuscrito aprovado forem associados adimplentes, há isenção da taxa de publicação.

2- Desconto no Congresso Nacional (COBEM) e congressos regionais , organizados pela ABEM.

3- Avaliação seriada por meio do Teste de Progresso (TP)

4-Ser associado oferece a oportunidade de interação com instituições de ensino de todo o Brasil.

5-Oportunidade de Avaliação Institucional das Escolas Médicas pela Comissão de Avaliação das Escolas de Saúde (Caes).

6-Desenvolvimento de competência pedagógica de docentes e preceptores.

7-Acesso a material relacionado ao desenvolvimento de centros de simulação clínica.

8-Desenvolvimento de preceptores na perspectiva de fortalecimento da integração ensino – serviço em parceria com a UNA-SUS.

9–Participação em Grupos de Trabalho sobre temáticas relevantes na educação médica

10-Fortalecimento e compartilhamento de Rede de Serviços de Apoio com foco na qualidade de vida de docentes, residentes e discentes.

No menu do website acessar a opção: Associados -> Seja Associado

Enviar um e-mail com título: Solicitação de Associação Institucional, para o endereço: [email protected] contendo nome da Instituição.

Após concluído o preenchimento do formulário de cadastro, a fatura com as formas de pagamento disponíveis será enviada ao e-mail informado e também poderá ser consultada no painel do associado na opção: Minhas Faturas.

Enviar um e-mail com título: Cancelamento de Associação, para o endereço: [email protected] contendo nome completo e cpf.

APRESENTAÇÃO DE TRABALHOS EM CONGRESSOS DA ABEM

Para confirmar a data e o local de apresentação dos seus posters no congresso, consulte o “Painel do Congressista”. Na plataforma, é possível verificar detalhes sobre suas apresentações, programação e outras informações relevantes.

CONGRESSO BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO MÉDICA | COBEM

1) Fazer contato a Secretaria da Abem, através dos e-mails: [email protected] / [email protected] ou pelos telefones: (61) 3024-8013 | (61) 3024-9978 | (61) 98580-0825

2) Solicitar a cada participante integrante do EMPENHO que faça seu cadastro, individualmente, no site do evento, pois os dados pessoais necessitam ser preenchidos pelo próprio congressista.

3) Posteriormente enviar a NOTA de EMPENHO (digitalizada), juntamente com a relação nominal dos inscritos e seus respectivos CPFs e categoria de inscrição para os e-mails: [email protected] / [email protected]

**Citar ASSUNTO: Empenho COBEM.

Confirmação de Inscrição:

Após a confirmação do recebimento da NOTA de EMPENHO pelo setor financeiro da Secretaria da ABEM, a baixa será realizada no sistema de inscrições em até 3 dias úteis.

Serão aceitas inscrições por pacotes de pelo menos 10 (dez) inscrições, pagas em conjunto, de uma só vez, com emissão de boleto único. As inscrições por pacotes deverão ser realizadas através do painel do congressista no menu: INSCRIÇÕES -> PACOTE DE INSCRIÇÕES.

Todos os congressistas, que irão compor o pacote, deverão estar previamente cadastrados no sistema. Caso contrário não será possível inseri-los no pacote de inscrições. Abaixo a tabela de desconto referente ao número de congressistas por pacote.


Pacote de 10 a 20 inscritos, desconto de 10%

Pacote de 21 a 30 inscritos, desconto de 15%

Pacote de 31 a 50 inscritos, desconto de 20%

Pacote acima de 50 inscritos,desconto 25%

Sem Justificativa: Prazo para solicitação: até 30 (trinta) dias antes do evento.

  • Valor a ser reembolsado: 80% do valor pago.

Problemas de Saúde: Prazo para solicitação: até 3 (três) dias antes do evento.

  • Valor a ser reembolsado: 80% do valor pago.

Duplicidade de Pagamento: Prazo para solicitação: até 3 (três) dias antes do evento.

  • Valor a ser reembolsado: 100% do valor pago.

Não Comparecimento: Em caso de não comparecimento, o valor pago pela inscrição do evento ou oficina não será devolvido.

Para solicitar o reembolso, deve-se acessar o painel do congressista, no menu superior clicar em “Inscrições -> Minhas Inscrições” e solicitar o reembolso da fatura referente à inscrição no evento.

Os certificados DE PARTICIPAÇÃO serão disponibilizados, no painel do congressista, 30 (trinta) dias após o término do evento. Não haverá emissão de certificados de participação no local do evento.

A isenção para bolsistas depende de cada edição do Cobem e irá constar no edital.

Com o check-in no evento realizado deve-se acessar o painel do congressista e, no menu superior, acessar: Inscrições -> Minhas Inscrições e clicar na opção “Declaração de Comparecimento“.

A data de divulgação das avaliações dos trabalhos seguirá o edital presente no website do evento, no item referente ao Cronograma.

Com o período de submissão de trabalhos aberto, o responsável pelo cadastro do trabalho deverá acessar o painel do congressista e acessar o menu: Trabalhos -> Enviar Trabalhos

Preencher as informações referentes ao trabalho e cadastrar os autores.

O cadastro dos autores se dará pela preenchimento do campo CPF. O sistema irá tentar localizar esse usuário no banco de dados e preencher os dados. 

Caso ao preencher o campo CPF e mudar de campo o sistema não localize o usuário será necessário orientar essa pessoa a se cadastrar no evento. Não há necessidade de pagamento de inscrição do evento, apenas realização do cadastro para que sejam inseridas as informações corretas pelo sistema.

 

REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO MÉDICA | RBEM

A submissão é on-line, através da plataforma ScholarOne. Antes de submeter o(s) autor(es) deve(m) ler atentamente as Instruções para autores.

Todo manuscrito recebido é avaliado quanto ao formato (Instruções aos autores). Caso não obedeça às normas, o manuscrito é devolvido ao autor para correção e ressubmissão. Se o artigo obedecer às normas, será encaminhado ao editor-chefe da RBEM, que avaliará se ele faz parte do escopo da Revista e o encaminhará aos editores associados, e estes, para dois revisores do corpo editorial da RBEM para avaliação da qualidade científica do trabalho. Após revisão dos revisores, os editores associados recebem o artigo para emitir o parecer. Os pareceres sempre serão fundamentados e apresentarão uma das seguintes conclusões: Aceito, Pequena Revisão, Grande Revisão ou Rejeitado.

Os pareceres de revisões são atribuídos aos trabalhos que não foram aceitos de imediato para a publicação por necessitarem de ajustes no conteúdo, com o objetivo de melhorar a sua qualidade.

Os de Pequena Revisão são referentes às correções breves, como substituição de termos, correções ortográficas, aperfeiçoamento da escrita e entre outros. Os de Grande Revisão consistem em aspectos mais extensos, como inclusão de informações e maior desenvolvimento da pesquisa.

As correções devem estar destacadas na cor vermelha no corpo do texto, para que os avaliadores identifiquem as alterações realizadas. O documento com as correções sugeridas será submetido a um novo processo de avaliação.

A formatação conforme as normas da revista é obrigatória e está disponível nas Instruções para autores.

A contagem de palavras começa a partir da Introdução e exclui as referências. Independente da categoria, não inclui resumo/abstract, elementos figurativos, e referências bibliográficas.

Todo o processo editorial pode ser acompanhado pelos autores na plataforma ScholarOne, na aba referente ao Autor.

O número de autores é 6, sem necessidade de envio de justificativa. Serão aceitos no máximo 8 autores após análise de carta enviada com justificativa ao editor ([email protected]) destacando os critérios de autoria de forma individual para cada autor. Não será aceito acréscimo de autores após o aceite do artigo. Todos os autores devem estar devidamente cadastrados na plataforma ScholarOne durante o processo de submissão e avaliação do manuscrito.

A RBEM faz publicações de editorial (apenas a convite); artigo original; ensaio; artigo de revisão; relato de experiência; carta ao editor; resenha; posicionamento, consenso e diretrizes (apenas a convite).

A RBEM aceita artigos em português, inglês e espanhol.

Não é exigida nenhuma titulação.

Não é cobrada taxa de submissão.

Após aceito pela revisão por pares e pelos Editores Associados da RBEM, é cobrada uma taxa de R$1.000,00 para a publicação. Se pelo menos um dos autores forem adimplentes da ABEM, há um desconto de R$200,00. Se optarem pela tradução completa do documento, é cobrada mais uma taxa de R$500,00.

As informações para o pagamento são encaminhadas através de e-mail, na carta de aceite do artigo. Pode ser realizado por transferência bancária ou PIX.

O comprovante deve ser anexado na resposta do e-mail.

A isenção da taxa de publicação é concedida apenas quando todos os autores forem associados adimplentes da ABEM (Prazo para verificação da adimplência: 1 semana após o aceite).

Através do link SciELO – Fascículos: Revista Brasileira de Educação Médica

A revista possui o Qualis B1.

A revista utiliza o sistema de publicação em fluxo contínuo, que consiste na publicação do artigo logo após a avaliação e aprovação dos avaliadores, dispensando o lançamento de edições completas para a inclusão do trabalho.

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