Nota de pesar – Regina Celes de Rosa Stella

Lamentamos o falecimento da professora Regina Celes de Rosa Stella, primeira mulher presidente da Abem conduzindo nossa instituição na virada de século durante as gestões 1998-2000 e 2000-2002. Profª Regina formou-se pela Escola Paulista de Medicina, onde também fez seu doutorado. Foi pioneira da Comissão Interinstitucional Nacional de Avaliação do Ensino Médico (Cinaem) e protagonista na formulação das políticas de Estado para a educação nas profissões da saúde como Promed, Pró-saúde, Petsaúde, VerSUS, Pró-Residencia, Pró-Ensino, entre outros.
 
A força da presença de educadoras como a profª Regina Estela, que estava à frente de seu tempo, marca a busca por uma maior participação política da Abem, tendo um olhar progressista no sentido de uma instituição mais engajada nos problemas do país e a favor de uma educação médica transformadora, que responda às demandas e necessidades sociais do Brasil.
 
“Os resultados encontrados demonstraram a inadequação da formação frente às demandas da sociedade e a confirmação da presença do paradigma hegemônico do ensino centrado no professor, a superespecialização e as ações voltadas ao setor terciário”, destacou a Profª Regina sobre as conclusões da Cinaem.
 
Agradecemos as contribuições da profª Regina Stella, esperamos construir a educação médica por ela sonhada e manifestamos nosso pesar aos amigos e familiares.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >