OFICINA DEBATE O PAPEL DA ABEM NA ACREDITAÇÃO

Realizada no dia 1º de agosto de 2019, em Brasília-DF, a oficina nacional: “O papel da Abem na perspectiva da acreditação na educação médica brasileira” foi fruto de extenso debate sobre o tema da acreditação nos colegiados da associação, com participação ampliada dos associados das Regionais.

O encontro teve como objetivo a avaliação de resultados e identificação de oportunidades relacionadas ao Sistema de Acreditação de Escolas Médicas (Saeme). Os convidados apresentaram um panorama nacional e internacional sobre acreditação das escolas médicas, apontando desafios e perspectivas para o tema com ênfase no Saeme. Em um segundo momento, os participantes foram divididos em três grupos de trabalho para debater questões pertinentes ao tema e à participação da Abem no processo de acreditação. Ao final, foi realizada plenária de compartilhamento e amplo debate sobre os produtos dos grupos.

Houve consenso entre os participantes sobre o valor do processo de acreditação de escolas médicas, a importância da construção colegiada e progressiva, as oportunidades de aprimoramento do processo com foco na pesquisa de evidências e na identificação de indicadores de sucesso e a relevância do papel da Abem na construção dos próximos passos do Saeme.

A oficina definiu como diretriz a ampla participação da Abem no Saeme, em suas etapas de planejamento, gestão, avaliação, consolidação e busca por parcerias, mantendo-se a independência dos processos avaliativos conduzidos pelo Saeme.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

Indígenas na medicina

Neste Dia dos Povos Indígenas, a diretora médica residente da Abem, Djerlly Marques, conversa Willian Luna, médico de Família e Comunidade, especialista em…

ver notícia >