Pró-Residência Médica completa dez anos em evento

Os dez anos do Programa Nacional de Apoio à Formação de Médicos Especialistas em Áreas Estratégicas (Pró-Residência Médica) foram celebrados no seminário nacional realizado de 23 a 25 de setembro, em Brasília. Além de lembrar o histórico da residência no Brasil e as realizações do programa, o evento foi palco de debates sobre as perspectivas e os desafios da residência médica no país.

Realizado pelo Ministério da Saúde por meio da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (Sgtes), o seminário também teve a presença de representantes do Ministério da Educação, profissionais e autoridades da área da saúde do Brasil.

A Abem foi representada pela professora Denise Herdy, que palestrou sobre as bases pedagógicas da residência médica. Denise destacou a importância do debate pedagógico entre graduação e residência e as particularidades do sistema de saúde brasileiro.

O médico Adnan Neser, representante da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), apresentou a história da residência médica no Brasil e foi homenageado por sua contribuição à formação médica. Além de representantes do Ministério da Saúde e da CNRM, também estiveram entre os palestrantes o professor Mário Scheffer, da Faculdade de Medicina da USP; o gerente de Inovação e Educação Médica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (HAOC), Gustavo Faibischew Prado; e o presidente da Comissão Estadual de Residência Médica de São Paulo (Cerem SP), Luiz Koitu Kimura.

No final do evento, os participantes debateram temáticas para votação na reunião de consenso. Com base nas apresentações, definiram medidas de aperfeiçoamento para o Pró-Residência e a residência médica no país.

Conheça a ABEM

Notícias Recentes

A Abem também se vacina

André Abreu Jr., diretor médico residente da Abem, foi o primeiro membro do Conselho Diretor da entidade a ser vacinado. Iniciou-se nesta quarta-feira,…

ver notícia >